segunda-feira, 5 de outubro de 2009

S.L.Benfica - Sporting C.P. (Juniores)


(Fotos do jogo ao lado)
Após muitos anos sem um jogo entre os velhos rivais no escalão de Juniores, a partida de ontem para além de terminar esse ciclo, era também aguardada com alguma expectativa uma vez que colocava frente a frente duas equipas muito alteradas em relação ao passado recente. Um Benfica reforçado sobretudo com 5 elementos oriundos dos Juvenis, um regresso após uma época no Parede F.C. (o guarda-redes Pedro Henriques) e Tomás Silva vindo do H.C. Sintra. Por sua vez o Sporting, com cinco reforços, quatro deles a entrarem directamente no cinco inicial .
O jogo inicia-se numa toada de estudo mútuo, como que a medir forças, embora com vivacidade de ambas as equipas. Aos 7 minutos, o Sporting abre o activo na transformação dum livre directo após amostragem do cartão azul a João Beja. O Benfica tenta reagir, mas logo de seguida nova contrariedade com cartão azul ao guarda-redes Pedro Henriques e grande penalidade. O recém entrado João Coelho defende p castigo máximo mas pouco depois o Sporting aumenta a vantagem num remate aparentemente inofensivo fora da área que é no entanto desviado por um defensor encarnado e trai o guardião benfiquista. A garra encarnada não deixou a equipa cair animicamente e procurou sempre dar a volta aos acontecimentos. Aos 10 minutos, Pedro Vaz não converte uma grande penalidade.No entanto só aos 16 minutos o Benfica reduziu com uma remate forte de João Beja à entrada da área sportinguista. O Benfica tentava mas as coisas não saíam a contento, com Pedro Vaz com a baliza aberta a atirar ao poste.
Aos 20 minutos, um grande golo de Dário Santo, num remate no ar à entrada da área encarnada volta a colocar a diferença em dois golos para os leões. Aos 22 minutos no entanto o Benfica volta a reduzir pelo capitão Diogo Alves após assistência de Pedro Vaz. Só que practicamente na jogada seguinte, novo livre directo contra o Benfica e novo golo do Sporting. Quando se pensava que já não ia haver mais golos até ao intervalo, o Benfica consegue marcar ainda , numa jogada de raça de Diogo Alves nos segundos finais da primeira parte e encosta os números do marcador em 3-4.
Depois duma etapa inicial em que desde o minuto 8 , os encarnados jogaram quase sempre a tentar recuperar duma desvantagem de dois golos, o intervalo permitiu à equipa afinar a estratégia e tomar consciência que faltavam 25 minutos para dar a volta ao jogo. Foi efectivamente o que aconteceu, surgindo o Benfica nesta segunda metade muito mais pressionante, sem perder no entanto a lucidez e mantendo uma consistência defensiva muito elevada. Aos 2 minutos Diogo Alves desperdiça uma ocasião soberana ao não conseguir marcar num livre directo. Mas aos 3 minutos, grande pressão de João Beja sobre o último defensor leonino a meio ringue, consegue roubar a bola e caminha apenas na companhia de Tomás Silva a quem assiste para o golo do empate. Este golo foi o interruptor para a cavalgada encarnada para a vitória. Já que o período que se seguiu foi de grande pressão benfiquista com grandes dificuldades dos jogadores do Sporting para travar a nossa equipa. Aos 6 minutos , Pedro Vaz permite a defesa do guarda-redes contrário na marcação duma grande penalidade mas recupera a bola e assiste Diogo Alves que arrancou isolado da área benfiquista. No minuto seguinte João Beja de livre directo obtêm o sexto golo do Benfica. O Sporting tenta reentrar no jogo a subir as marcações, João Beja marca de novo ainda no sétimo minuto e a vantagem de 3 golos da nossa equipa parecer já irrecuperável para o adversário. Pedro Henriques defende um livre directo aos 10 minutos , numa altura em que ambas as equipas estão a jogar com 4 elementos cada e no minuto seguinte Diogo Alves assistido por Tomás Silva aumenta a diferença. O nosso capitão volta a marcar aos 12 minutos numa fase do jogo totalmente dominada pelo S.L.Benfica. Mais uma defesa de Pedro Henriques num livre directo aos 13 minutos mantém a equipa com uma grande confiança e aos 14 minutos Pedro Vaz numa grande arrancada desde a sua defesa deixa os adversários para trás e numa situação de 2x1 passa a bola a Alexandre Silva que faz um compasso de espera precioso e assiste novamente o seu companheiro para o décimo golo do Benfica. Com uma margem tão folgada, a nossa equipa passa a gerir mais a posse de bola e a controlar a partida de forma segura . O Sporting disporia ainda de mais um livre directo mas mais uma vez o guardião encarnado opôs-se com superioridade. Seria apenas no último minuto da partida que o Benfica através de Marco Gatinho fecharia a contagem final, com uma vitória da formação da Luz por 11-4 , com um parcial de 8-0 neste segundo tempo.
Vitória justíssima do Benfica, em que o Sporting dificultou muito , especialmente na primeira parte, obrigando a equipa a trabalhar muito para recuperar de desvantagens sucessivas de dois golos naquele período. O segundo tempo foi de acentuada supremacia do Benfica, sendo o adversário impotente para segurar o poderio dos nossos jogadores.

O Prof. Carlos Pires orientou nesta partida os seguintes atletas: Pedro Henriques (GR); Pedro Vaz (1); Marco Gatinho (1); Diogo Alves (Cap)(5); João Beja (3); Tomás Silva (1); Alexandre Silva; Diogo Dias; Miguel Sousa e João Coelho (GR).

20 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Vaz, pela sua cronica dá a entender que o SCP teve mais livres directos e penaltys que o Benfica. Veja bem junto da sua equipa técnica quantos livres directos existiram na 2ª parte para o benfica e para o Sporting. A verdade é que na 2ª parte o benfica foi superior e os 8 golos marcados é a prova disso. Mas o resultado não espelha o que aconteceu na partida! E parabens pela vitória e por terem marcado 4 golos em recargas a livres directos /ou penaltys e o sporting na 2ª parte dos livres directos e penaltys que teve não marcou nenhum.

Fora justos venecedores mas a sua crónica, entendo que é do SLB, mas é pouco isenta neste pequeno pormenor dos livres diretos e dos penaltys porque essencialmente o jogo desequilibrou-se para qualquer dos lados devido à eficácia dos livres directos e dos penaltys porque estava a ser um jogo bastante equilibrado e bom de ambas as equipas!

Jose Pedro disse...

sr vaz com comentarios destes de certeza que nao esta a ser justo com a modalidade tem que despir mais a camisola e ser mais isento porque para quem assistiu ao jogo viu que a sua cronica esta a ser tendenciosa e viu que 4 golos foram de recargas inlegais o jogador so pode sair depois de o jogador adeversario ter tocado na bola.
a soluçao seria 2 arbitos ou nao ?

Anónimo disse...

Coitados, quatro golos de recargas ilegais???? e a falta de pernas do jogadores do Sporting? Os jogos duram 50 minutos e as equipas têm de estar preparadas para esse tempo. Andaram-se a arrastar durante toda a segunda parte.Quando perdem é sempre culpa dos árbitros. Mudem o elblema para o Calimero. O Benfica é que tirou o pé do acelerador aos 10 - 4. Força SLB !

Anónimo disse...

Isenção, justeza e tendência resolve-se quando cado clube e cada pai fizer o seu blog, aí promove-se o que se quer quando se quer. Haja tempo!

stick&bola disse...

Caro anónimo das 14gh03 de ontem, não necessito de recorrer às estatisticas da equipa técnica do SLB porque eu próprio registo este tipo de incidências ( e outras) do jogo e não falo de cor. Entre livres directos e grandes penalidades, cada equipa dispôs rigorosamente do mesmo número ou seja 7 para cada lado. Se me diz que houve algum exagero em algumas delas, concordo com isso mas ambas as equipas se podem queixar desse exagero. Como disse outro visitante deste blogue os jogos duram 50 minutos e a análise do jogo tem de ser feita pela totalidade do encontro. A eficácia nos castigos máximos e a saída rápida para as recargas ou para impedir as mesmas por parte dos adversários são situações de jogo que se trabalham.

João Pedro Vaz

Anónimo disse...

Só não se é isento quando o Sporting perde. Nos juvenis o Sporting tem melhor equipa nos juniores tem o Benfica. Mesmo na primeira parte o Sporting foi superior na eficácia porque o Benfica atacou e rematou muitas mais vezes à baliza. Na segunda o Sporting não teve pernas nem pulmão para o Benfica e o resto são histórias da carochinha. Se o banco do Sporting durante toda a primeira parte não andasse a dizer que o Benfica não jogava nada tinha feito melhor figura.

Anónimo disse...

ca para mim tem de ir é 2 ou 3 juvenis da equipa de juvenis do scp aos juniores. na minha opiniao resolviam mais o jogo
do que maior parte dos juniores do sporting que la andam

Anónimo disse...

Não tenho duvidas que esta equipa é muito boa no seu todo.Vamos trabalhar muito todos os dias para poderem alcançar os vossos objectivos como ontém.Parabéns aos séniores e aos juniores que tão bem estiveram na final.

Anónimo disse...

Parabéns. grandes exibições e grandes resultados nos dois jogos. Continuem com humildade e a trabalhar muito que chegam longe.

Um adepto incondicional

Anónimo disse...

Acho que o benfica não tem noção da equipa que tem. Só fazem faltas, não tem tecnica nem sabem fazer magia em frente da baliza, são vulgares, a não ser um jogador que se destaca. Não se armem em bons e joguem com humildade! Têm um ego demasiado grande!

Anónimo disse...

A magia do BENFICA está no resultado semana a semana,a vulgaridade está na garra dos seus atletas,a humildade fáz a diferença,só gritamos vitórias no fim de cada jogo
pelo menos este ano é assim.O jogador que se destaca ponham-no lá sózinho e vão ver o resultado.A equipa é constituida por 10 elementos todos eles muito importantes.VIVA O BENFICA.

Anónimo disse...

que engraçados que são..como ganharam e bem ao SCP em JUNIORES ninguém vos cala! Mas e em Juvenis, não comentam nada??? foi mais pesado perder por 10-1???enfim...o que dizer...pelo que se vê só as equipas que ganham é que afinal são os maiores....sectários? acredito que sim...os juvenis ninguém fala...perderam....

Anónimo disse...

Aos nossos Juvenis damos a mesma atenção que damos aos Juniores.Na nossa casa temos muito respeito pelos que também perdem,acontece...
NÓS somos os maiores quando perdemos e quando ganhamos...
Só estamos menos bem quando damos respostas a anónimos como o das 17.3O

Anónimo disse...

Estranho, até agora a APL não publicou a notícia da final do torneio de abertura.Porque será?

Anónimo disse...

O anónimo das 17h30 não deve ter visto a crónica que está imediatamente a seguir a esta, sobre o jogo dos juvenis, pois o jogo que o Sporting ganhou tem 3 comentários e este tem (ao momento) 15, muitos deles de adeptos sportinguistas.
Donde se pode concluir que (afinal) custa mais perder por 11-4 do que ganhar por 10-1.

Anónimo disse...

Engraçado quando aparecem pessoas a tentar individualizar algo que vale pelo seu todo, ao contrário do que se passa com a equipa de Juvenis do Sporting, porque embora mais fraca com a saída do Rochinha continua a marcar a grande diferença o valor individual do Gonçalo Alves, para além dos restantes excelentes jogadores do plantel e do seu grande treinador. Aproveito para aconselhar a este jogador mais humildade, tal como o fiz em relação ao antigo jogador do SLB João Silva que infelizmente sofre do mesmo mal, pois isso não se treina nem se ensina, mas pode-se corrigir.
Quanto aos jogadores dos Juniores do Benfica não terem técnica nem fazerem a diferença frente à baliza... provavelmente não necessitam porque as jogadas colectivas têm feito a diferença.
Agora não tenham dúvidas que técnica há para ali para dar e vender.

Para terminar só lamento ter de escrever como anónimo, mas infelizmente neste mundo olha-se mais para quem escreve do que para o que se quer dizer e isso é que deveria contar. Mas como a defesa dos frustrados e ignorantes são os ataques pessoais, entretanham-se a "espumar" sózinhos.

Anónimo disse...

Amigo o Miguel rocha,foi uma mais valia,que saio.
Mas não pense que a equipa esta mais fraca,bem pelo contrario,o paço de arcos e que ficou mais forte.
E depois convem não esquecer que outros com muito valor entraram.
Abraço

Anónimo disse...

Sim realmente acho que houve uma ajuda de tiago gomes, mas obviamente não foi a favor do sporting. Isso viu-se no jogo do juniores, apesar dos comentários triste que são aqui publicados acerca do derbie e acerca do sporting só tenho uma coisa a dizer´, é pena que o benfica para se afirmar tenho que rebaixar a equipa do sporting. Quem esteve presente no jogo disputado na luz viu claramente que a primeira parte foi uma demonstração de hoquei lindissima. Tenha pena que na segunda parte o arbitro não tenha feito uma arbitragem limpa, mas sinceramente já estava à espera que tal coisa sucedesse. Espero do proximo jogo mais humildade e que se despute hoquei apenas entre as equipas sem favorcimentos de arbitros.

Anónimo disse...

Meu caro João Pedro Vaz, nada a dizer sobre as suas crónicas tanto mais que lhe reconheço sabedoria e expeiência no ofício. Não há dúvidas sobre a vitória justa do SLB em Juniores bem como na vitória em Juvenis do SCP. Importante +e que estes nossos Clubes se continuem a encontrar e a competir dentro do respeito que têm pautado todos os restantes derbies anteriores. Nalguns escalões há alguém que é superior ao outro mas no final é a Modalidade que lucra se tiver um SLB e um SCP fortes.

Um forte abraço

Gilberto Dias Borges

Anónimo disse...

Gostaria de enaltecer ainda, na sequência do comentário anterior que o mais bonito de tudo foi ver os jogadores de ambas equipas juntos enquanto faziam o arrefecimento.
Esta sim, é a maior vitória de todas e por numeros bem grandes a todos os que vêm no hóquei a solução ou a unica razão de viver.
Viva o desporto pelo desporto e parabens a vencedores e não vencedores.