terça-feira, 6 de outubro de 2009

Final do Torneio de Abertura

O S.L. Benfica conquistou a edição deste ano do Torneio de Abertura no escalão de Seniores, que esteve algumas épocas sem se realizar, ao vencer na final a U.D.C. Nafarros da II Divisão por 6-3 (2-2 ao intervalo). Na véspera, nas meias-finais o Benfica superou a Física de Torres Vedras , equipa do escalão principal por 5-3 .Por uma questão de planeamento do trabalho da equipa principal que no próximo fim de semana inicia o campeonato nacional, já estava estipulado desde a semana passada que seria a equipa de Juniores que realizaria o jogo de 2ª feira, independentemente do lugar em disputa ou do adversário.
Foi assim que a nossa equipa de Juniores, depois do jogo da véspera frente ao Sporting, se apresentou ontem no Pavilhão de Vialonga para defrontar o conjunto de Nafarros, que tem obtido muito bons resultados no inicio desta época. Mas quem conhece a formação dos Juniores do Benfica sabe que ela possui um espirito competitivo muito forte, é muito ambiciosa e pese embora a sua juventude, frente ao opositor, têm já alguma experiência em finais de diversas competições.
O S.L.Benfica provavelmente para surpesa de muitos mostrou logo de inicio que estava desinibida e que vinha para ganhar. O Nafarros tentava quebrar o ritmo de jogo mais veloz dos encarnados apelando à maturidade dos seus elementos. Mas o jogo estava aberto e disputado depois de alguns contra-ataques de lado a lado, Marco Gatinho de ângulo apertado coloca a bola no fundo das redes sintrenses, estavam decorridos 6 minutos. O Nafarros viria a empatar o encontro aos 12 minutos através dum remate de meia-distância desviado à boca da baliza, sem hipótese de defesa para Pedro Henriques. Mas logo de imediato o Benfica retoma a liderança num oportuno remate do capitão Diogo Alves. Já na fase derradeira da primeira metade, o Nafarros empata novamente a partida numa jogada bem delineada no interior da área benfiquista.
No segundo período, a primeira ocasião flagrante surgiu para o nosso adversário através dum livre directo, mas Pedro Henriques mais uma vez com grande segurança impediu o golo e poucos minutos depois João Beja num forte remate coloca o Benfica novamente na frente. Os jogadores de ambas as equipas iam acusando algum desgaste mas o Benfica ia controlando cada vez mais o rumo da partida. Pedro Vaz tem uma oportunidade soberana num livre directo mas o seu potente remate esbate violentamente na barra da baliza adversária mas no minuto seguinte numa fase do jogo em que o Benfica tinha uma vantagem de 4 contra três jogadores, o mesmo jogador num forte remate do lado esquerdo aumenta a vantagem encarnada. Com dois golos de desvantagem o Nafarros sente que tem de procurar encostar o marcador para poder discutir o resultado mas os jovens do Benfica num contra-ataque muito rápido com Pedro Vaz e João Beja contra um defensor adversário, o primeiro assiste o seu colega que ao segundo poste faz o 5-2.
O Nafarros ainda viria a reduzir numa jogada muito confusa na área do Benfica, mas João Beja voltaria a marcar através dum livre directo, fazendo assim o segundo "hat-trick" em dois dias e confirmando a vitória do Benfica neste Torneio de Abertura da A.P. Lisboa.
Parabéns às duas equipas pelo jogo competitivo que proporcionaram sempre de forma correcta e uma saudação especial a todo o grupo do S.L.Benfica pela conquista do troféu.

Com os Prof. Luis Sénica e Carlos Pires a orientar, alinharam os seguntes jogadores: Pedro Henriques (GR); Pedro Vaz (1); Marco Gainho(1); Diogo Alves (Cap)(1); João Beja (3); Tomás Silva; Diogo Dias; Miguel Sousa; Alexandre Silva e João Coelho.
Nota: Durante a segunda parte deste jogo num lance casual o capitão Diogo Alves e o jogador Hugo Gonçalves do Nafarros chocaram com as cabeças, tendo este último ficado com um hematoma na face e o Diogo com um golpe na testa. Depois duma primeira intervenção do próprio "banco" do Benfica quem assistiu o nosso jogador foi a Srª Enfermeira do Sporting que se encontrava presente no Pavilhão de Vialonga. Deixamos aqui uma palavra de reconhecimento e agradecimento.

7 comentários:

Anónimo disse...

Filme dos acontecimentos, visto por fora.

Uma equipa de Juniores para defrontar uma equipa de Séniores na final de um torneio de séniores "organizado" (?) pela APL.

Jogadores extremamente cansados devido a uma série de jogos consecutivos.

Face às novas regras, notou-se ainda um desgaste acentuado, com constantes contra ataques.

"Admiração" e "condenação" por parte dos senhores da APL com a chamada dos Juniores aos Séniores, como se não o soubessem, uma vez que já estava decidido fosse qual fosse o resultado do dia anterior.

Agora o jogo... Valeu aqui o período de recuperação fisico dos mais jovens (juniores) embora também tivessem jogado uma partida desgastante e dificil no dia anterior.

Mas, foi brilhante a maturidade demonstrada perante adversários de valor e bem mais "sabidos", numa vitória mais do que justa e que pelos vistos se pretende minimizar, faltando até ao respeito ao Nafarros e aos seus jogadores.

Andou-se muitos anos a dormir e agora finalmente trabalha-se a sério na formação de um modo geral.

Mas, o hóquei em patins precisa ainda de uma vassourada mais a sério na Federação, nas Associações e nos Árbitros, afinal, as 3 maçãs podres dentro do cesto desta modalidade.(Claro que dentro destes organismos há elementos válidos e a esses e só a esses, as minhas desculpas por generalizar)

Parabens a ambas as equipas pelo esforço deixado na pista.

Anónimo disse...

Isto é apenas mais um exemplo da boa relação existente entre as equipas técnicas e direcção do SLB e do SCP! Isto sim, é de salutar no desporto!

Em vez de virem para aqui mandar "postas de pescada" contra as equipas o importante é que as duas passem à proxima fase e a relação de fair play e amizade continue dentro e fora de campo1

Melhoras diogo!

Cumprimentos,

SCP Hoquei em Patins

Anónimo disse...

Assim é que se fala,ou melhor se escreve...só falta falar na amizade que ha entre a maior parte dos jogadores.

Anónimo disse...

Parabéns a todos vós, mais uma vez demonstraram que estão no bom caminho, pena tenho de mais uma vez não ter estado ai a ver estes dois jogos mas mantive-me sempre informado minuto a minuto...
Força "Putos"...São os maiores para nós...
João Beja Senior
(Em Angola também vos acompanho)

Anónimo disse...

O site da APL ficou engasgado com a vitória do Benfica no T. Abertura? Nem uma noticia sai ?
Sabemos que não queriam e ficaram melindrados, sobretudo pela vitória dos miudos do Benfica, mas passem numa farmácia e tomem pastilhas Rennie....

Anónimo disse...

Francamente..tb não noticiaram os feitos das nossas selecções...nem Sub 17 nem Sub 20....é para esquecer aquele site da APL...

Anónimo disse...

incrivel esta equipa de júniores ;)