domingo, 4 de maio de 2008

B.I.R. (Valado de Frades) - S.L.Benfica (Juniores)



Os nossos Juniores voltaram à competição e a mais uma vitória, terminando assim a 1ª volta no 1º lugar. Numa deslocação onde defrontaram o último classificado e num pavilhão muito quente, o S.L.Benfica fez uma exibição satisfatória, controlando a partida de inicio até ao final sem sobressaltos. A vitória traduziu-se em 5-1 , com 2-0 ao intervalo e com Diogo Rafael em destaque como autor dos 5 golos encarnados. O B.I.R. apontaria o seu golo de honra já nos instantes finais da partida de grande penalidade.


Sob a orientação de Nelson Lourenço, o S.L.Benfica apresentou: Ricardo Figueiredo(GR) João Filipe(Cap); Gonçalo Ferrão; Miguel Sousa: Diogo Oliveira; Diogo Alves; Diogo Rafael (5); Fábio Junior; Mário Rodrigues e Pedro Henriques (GR).

12 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma boa vitoria, rumo ao titulo.
Este ano não escapa.

Valha-nos as nossas camadas jovens na secção..

Anónimo disse...

Mais uma boa vitoria, rumo ao titulo que este ano não foge.

Valha-no a nossa formação..

Anónimo disse...

Não podia ser tâo ironico o nosso ilustre freak quando diz "valha-nos a nosssa formação...". Qual formação? Desde o Diogo Rafael (Ex Turquel), Diogo Oliveira (Ex Paço D'Arcos), Gonçalo Ferrão (Ex Sintra), Diogo Alves (Ex Sintra, Paço D'Arco, Sporting), Pedro Henriques ( Ex P.A, Sporting) e mais o que veio do BIr, o que veio do Alenquer, o outro que coitado não joga e era do Alenquer e passou pelo Sporting, e falar dos juvenis, o Marco Gatinho ( ex CAscais) O Rodrigo Murteira ( ex Cascais), o Pedro Vaz ( Ex Sintra e P. A), o João Silva ( Ex Marinhense), o João Coelho ( Ex Sintra), O outro G. Redes ( Ex Marinhense), enfim uma formação digna de registo feita à conta da formação dos outros e indo buscar um aqui e outro ali e assim é fácil juntar um de acda lado e reuinir os melhores, pena é os pais irem atràs destas situaçõesé é vê-los chegarem a Juniores e serem dispensados para o Alverca, e outros clubes de qualidade duvidosa pois já não os querem mais, mas diz o ditado mais vale ser "Rei um dia que principe toda a vida"...... Viva a formação que fazem esses sim o Paço de Arcos, Sintra, Porto, Gulpilhares, Turquel que é feita de uma forma contínua.
Como é possível andarem pais e avós a aliciar miudos de 10 anos para levar para o Benfica e dizem-se amigos dos clubes aonde comeram e agora cospem no prato. A condição Humana tem destas atitudes.

stick&bola disse...

Seguindo a lógica deste último comentário, tendo em conta que só decorreram 4 anos desde que o S.L.Benfica arrancou de novo com o projecto da formação, este clube ainda só poderia ter equipas de Bambis e Benjamins. Um processo de formação não se esgota nos primeiros anos de aprendizagem. E mesmo nos escalões etários mais elevados da formação ainda se pode distinguir entre projectos de competição e alta competição. Todos eles merecem o maior respeito mas é natural que os jogadores e os pais decidam optar pelo projecto que melhor serve os seus objectivos. Nem todos os atletas podem chegar ao topo, mas pelo menos, como é o caso do S.L.Benfica, têm condições para evoluir muito como jogadores nas suas várias vertentes.Além disso em todos os clubes não é possível absorver todos os jogadores que saem dos juniores, pelo que o S.L.Benfica não foge à regra.
Quanto aos exemplos de clubes de formação indicados, será que esses mesmos clubes não têm grande parte dos seus planteis dos escalões de formação constituídos por jogadores que foram transferidos de outros clubes? Convido-os a fazer um exercicio de análise dos planteis que foram campeões na época transacta de Juniores, Juvenis e Iniciados ( de Infantis não estou documentado para o afirmar) e verifiquem ou não se a origem dos seus jogadores não era maioritariamente originária de outros clubes...Sem dúvida alguma que sim... Um dos clubes que também refere como exemplo de formação e que há muito está afastado das "Final-Four", tem também nas suas equipas de Juniores, Juvenis, Infantis e até Escolares jogadores oriundos de outros clubes, sendo nos dois escalões etários mais velhos 50% ou mais. Esse mesmo clube, em termos oficiais pelos seus dirigentes e não por pais ou avós, aliciou na época passada um jogador do S.L.Benfica de 11 anos, prometendo aos pais viagens pagas às ilhas quando o clube aí se deslocasse para jogar.
Como disse inicialmente, cada jogador tem o direito de optar pelo projecto que melhor serve os seus objectivos e não pode ser criticado por isso. Em termos de clubes cada um deve implantar e defender o seu projecto o melhor que pode. Não podemos é atirar pedras aos telhados dos outros quando também temos telhados de vidro.

João Pedro Vaz

Anónimo disse...

Quero aqui reforçar as palavras do meu amigo J.P. afirmando que efectivamente o processo de aprendizagem e formação é contínuo desde a iniciação á patinagem até ao escalão sénior.
Tornou-se por hábito afirmar que o clube onde o atleta deu as primeiras “patinadelas” na modalidade é o seu clube de referência em termos de formação, ora esta afirmação tem tanto de falsa como de injusta para os clubes que posteriormente investem na formação dos atletas.
Recordo alguns exemplos de atletas de eleição que tendo começado a sua actividade em clubes de menor nomeada viram as suas aptidões inatas serem potenciadas num clube grande, no caso o Sporting Clube de Portugal.
Exemplos: Pedro Alves (Iniciou-se no U.D.Vilafranquense); Paulo Alves (Iniciou-se na A.D.Oeiras); Paulo Almeida (Iniciou-se no Parede F.C.).
Será que estes atletas não beneficiaram com o facto de terem, no escalão de Infantis/Iniciados, saído dos seus clubes de origem e ingressado num que lhes permitiu conviver com exigências e objectivos bem mais ambiciosos e exigentes?
Teriam chegado ao patamar que chegaram? Sinceramente penso que não.
Logo há que respeitar o trabalho desenvolvido por todas as instituições que se dedicam á formação de atletas, cada uma no seu patamar de evolução do atleta e consequente exigência competitiva.
Deixem-se de hipocrisias e falsos moralismos, pois só quem não conhece a modalidade por dentro é que ainda se deixa embalar por comentários como os do anónimo de dia 7, mas compreendo que muitas vezes a única maneira de tentar iludir as frustrações, é denegrindo o trabalho daqueles que acabam por ser referencias.
Para terminar, queria aqui expressar o meu obrigado aos dois grandes Sporting C.P. e S.L.Benfica pelo enorme trabalho que desencadearam de há 4 anos a esta parte na formação do hóquei patins, esperando que esse trabalho se venha a perpetuar no tempo por muitos e bons anos. O HOQUEI EM PATINS AGRADECE.
José Carlos Gaspar

Anónimo disse...

Concordo com o J. P. Vaz.
Esclareço o senhor "anonimo". Da equipa de Juniores estão 4 jogadores que nasceram no Alenquer: Fabio Jr., Miguel Sousa, João Patricio e Mário Rodrigues.

Anónimo disse...

Ora aqui está uma excelente afirmação e que vem dar força às minhas palavras, pois esses 4 atletas a continuar no Alenquer certamente esse clube não estaria neste momento sem o escalão de juniores, ou não? Porque para o ano a equipa de juvenis do Alenquer vai subir a Junior e vai andar a disputar o Distrital com jogadores de nível acima de média, acha o sr. José Gaspar que é uma atitude correcta que o seu Benfica ande a destruir o trabalho de clubes como o Alenquer e outros? Aliás como sempre fez, e quando entendeu fechou as portas e os seus atletas como disse o Paulo Almeida tiveram que ir brilhar para o Norte, assim como o Sporting fez ao Paulo Alves e Pedro Alves. Se calhar os senhores é que precisam de resolver os problemas de frustação pois só encontram forma de satisfazer o seu ego levando os filhos a vestir camisolas que nem sequer são da sua côr clubistica como os dois defensores acabaram por fazer.

stick&bola disse...

Este nosso amigo tem umas ideias um pouco fundamentalistas, mas está um pouco desfasado da realidade. Quando afirma que o S.L.B. destruiu a formação do Alenquer, acha que o S.L.B. obrigou alguém a transferir-se? E por acaso o Alenquer não esta neste momento a usufruir de jogadores na sua equipa principal que estiveram na formação no SLB? Por acaso 6 dos 8 jogadores que compõem o plantel senior do Alenquer fizeram parte significativa da sua formação ( e não só) no Benfica.Por outro lado, o Paulo Almeida, o Paulo Alves e o Pedro Alves saíram do SCP muito antes de este clube ter interrompido a modalidade, mas ainda a tempo de contribuírem para o último título nacional daquele clube. Mas em relação ao exercicio que propus anteriormente não tem nada a dizer? Confirma que os exemplos que deu de clubes referência da formação também recrutam jogadores oriundos de outras formações? E já agora lanço-lhe outro desafio que tenho a certeza que vai assumir. Já que diz conhecer as verdadeiras cores clubísticas de duas pessoas que se identificaram nos seus comentários não quer também assinar os seus,para tentarmos entender melhor a sua linha e coerência de pensamento? E só para terminar este comentário, não referindo o nome particular de nenhum jogador do SLB, os exemplos do 1º comentário estão um pouco desajustados, uma vez que vários desses jogadores já estão há 4 anos no SLB, muito mais do que estiveram noutros clubes indicados...

stick&bola disse...

Em complemento ao meu comentário anterior e à laia de esclarecimentogostaria de informar os menos esclarecidos que dos quatro jogadores indicados que se iniciaram no Alenquer, apenas um veio transferido directamente desse clube, sendo que os restantes três jogadores estiveram noutros clubes de forma mais ou menos esporádica antes de ingressarem no S.L.B..

João Pedro Vaz

Anónimo disse...

ouvi dizer q a formação do SLB vai acabar? será mentira? que grande clube é o Sporting se não tem as categorias todas?se troca várias vezes de treinador por ano? se coordenador já saiu?que formação é essa?

Anónimo disse...

Por norma, não costumo entrar em diálogo com pessoas que desconheço, pelo simples facto de não quererem sair do anonimato. No entanto abro aqui uma única excepção, visto o anónimo em causa referir-se á minha pessoa, para uma vez mais fazer minhas as palavras do João Pedro. Quando não se tem conhecimento de causa, não se devem atirar atoardas para o ar. Relativamente aos exemplos que eu havia dado no meu comentário anterior e na sequencia do comentário do J.P., acrescento que o Paulo Almeida saiu do Sporting para o Benfica e o Pedro e Paulo Alves para o Barcelos por questões meramente financeiras, tendo o hóquei no Sporting continuado e inclusive ganho ainda uma Taça CERS após essas saídas.
Quanto ao facto de o Alenquer não ter tido equipa de Juniores esta época de certeza que tal não se ficou a dever ao S.L.B. pois a maioria desses jogadores qd saíram de Alenquer não foram em direcção á Luz, sendo que 1 desses atletas veio de um dos clubes que o caro anónimo apelida como referencia da formação.
Mais do que os clubes, são os projectos e as pessoas que os lideram, que conseguem cativar os pais e atletas a muitas vezes mudarem o seu rumo em busca de algo melhor.
Para finalizar, quero apenas realçar que nada me move contra os clubes “mais pequenos”, antes pelo contrário, sendo eu oriundo das “escolas do C.A.C.O.” nunca poderia deixar de evidenciar o notável trabalho que esse e outros pequenos grandes clubes têm feito em prole da modalidade, mas tal com o C.A.C.O. que depois de décadas de ouro quase desapareceu, outros clubes correm esse risco se procurarem nos êxitos dos outros as razões do seu fracasso.
Um abraço a todos os verdadeiros amantes do HOQUEI EM PATINS
José Carlos Gaspar

stick&bola disse...

Não sendo este um blogue oficial do clube, posso no entanto pelas informações que tenho, descansar o autor do comentário de ontem às 12:06 e informá-lo que a formação do S.L.Benfica é um projecto para continuar e cada vez mais forte.