sábado, 30 de maio de 2009

Sporting C.P. - S.L.Benfica (Juvenis)

Sporting C.P. 4 - S.L.Benfica 4 (2-0 ao intervalo) Numa tarde muito quente, um apetecido "derby" entre estas duas equipas que têm dado bons espectáculos no decorrer da época sempre que se têm defrontado. Ainda sem haver um ascendente dum equipa sobre a outra, aos 3 minutos a formação da casa adianta-se no marcador por Pedro Delgado numa recarga a um remate devolvido pela tabela de fundo. O Benfica denotou alguma intranquilidade com este golo e uma contrariedade maior aconteceu dois minutos depois. Aos 5 minutos , Diogo Dias é atingido involuntariamente por um stick adversário no nariz e abandona o jogo , tendo mesmo de ser conduzido ao hospital ( felizmente não se confirmou nenhuma fractura e o estado dele não inspira cuidados de maior). Foi então que a nossa equipa atravessou talvez a sua pior fase com pouca consistência no jogo e pouca posse de bola. O Sporting embora sem criar lances de perigo claro, controlava a partida. Só por volta dos 13 minutos é que os encarnados começam a "entrar" no jogo, a jogar de forma mais equilibrada. A nossa equipa acabou por dispôr das duas ocasiões mais claras de golo, quando primeiro Tiago Gouveia isolado, depois de fintar e deitar o guardião leonino, atira a bola ligeiramente por cima, ainda a roçar a barra da baliza. A outra foi por Alexandre Silva, também a caminhar isolado para a baliza do Sporting e atirou ao lado. Como o Benfica não marcou, o Sporting à entrada do último minuto da primeira parte numa jogada de contra-ataque eleva a vantagem por Gonçalo Alves, resultado com que se atingiu o intervalo.
Para a segunda parte, o Benfica tinha obrigatoriamente de melhorar muito, não só em termos colectivos mas também algumas das suas unidades que individualmente tinham estado muito abaixo do seu rendimento habitual. O jogo recomeçou novamente equilibrado, mas a equipa benfiquista estava com dificuldades em assumir a liderança da partida e chegar ao golo. Este chegaria no "minuto louco" da partida, o quarto deste segundo tempo. Pedro Vaz recupera uma bola na sua defesa e sai para o contra-ataque apenas com André Pimenta e o guarda-redes Zé Diogo pela frente e um pouco antes da entrada da área opta pelo remate forte e com sucesso reduz. O Benfica consegue finalmente chegar ao golo, mas no mesmo minuto o Sporting aproveita bem dois maus passes do Benfica e amplia para uns preocupantes 4-1. Em pouco a equipa tinha aberto a porta da esperança mas logo de seguida pareceia que a mesma se tinha fechado definitivamente. Nelson Lourenço pede um desconto de tempo e dois minutos decorridos João Beja numa boa iniciativa reduz a diferença, numa boa iniciativa individual. Mas aos 12 minutos nova contriedade, quando num lance atrás da baliza leonina, Tiago Gouveia derruba um adversário e o árbitro pune o Benfica com livre directo, para além do cartão azul. Talvez este lance tenha marcado o jogo, já que João Coelho ao defender este lance veio dar o tónico que a equipa precisava para lutar pelo resultado. Aos 10 minutos Pedro Vaz entra na área contrária pelo lado direito e depois de passar pelo último defensor com uma "picadinha" é derrubado pelas costas e é assinalda a correspondente grande penalidade. O "Capitão" não falha, com um remate ao ângulo e o S.L.Benfica começa a acreditar mais do que nunca. Por seu turno, o Sporting começa a denotar de forma mais acentuada o desgate físico e também em termos anímicos por ver a vantagem que tinha no marcador, a desvanecer-se. Mas o jogo continua aberto e com as duas equipas a acreditarem na vitória. Aos 15 minutos acontece o lance do empate, num contra ataque 3x2, Pedro Vaz do lado esquerdo remata à barra, na recarga João Beja atira para a defesa de Zé Diogo, mas à terceira Alexandre Silva coloca de vez a bola no fundo das redes verde e brancas. Com 5 minutos por jogar ainda muito podia ocorrer em termos de golos, mas tal não aconteceu e acabou por prevalecer o empate a 4 golos. Um jogo muito competitivo , como sempre, entre esta duas boas equipas, com um resultado ajustado pelo que ocorreu nos 40 minutos.
Uma palavra para a nossa equipa, que apesar das ausências, da sáída forçada dum companheiro por lesão e que depois de ter estado a perder já na segunda parte por 3 golos na casa dum adversário de bastante valor, nunca desistiu e mostrou que a equipa não são só 5 jogadores e que todos eles têm de estar à altura de defender o conjunto, o que os jogadores habitualmente suplentes fizeram com grande empenho. Isto só acontece pela união de todo o grupo ao longo da época e pela boa gestão que tem sido realizada pela equipa técnica ( Nélson Lourenço, Prof. Ricardo Salgado e António Pinto).
Alinharam pelo S.L.Benfica: João Coelho (GR); Diogo Dias; Pedro Vaz (Cap)(2); Alexandre Silva (1); João Beja (1); Tiago Gouveia; André Raposo, Ricardo Leão ; André Gaspar e João Patricio (GR).

13 comentários:

Anónimo disse...

Um bom resultado num ringue difícil e, sem o joao silva. Parabéns rapazes rumo ao titulo

Anónimo disse...

Saiu a sorte grande ao SLB porque os catraios do SCP até chegaram a 4-1 e depois do 4-2 mandaram um tirão ao poste que poderia dar o 5-2 e aí tudo podia acontecer. Para mim o Sporting sobretudo na 2ª parte jogou com menos um jogador que se fartou de falhar passes e o treinador até admira como não o retirou de campo. Enfim.....Bom jogo e público civilizado. Uma boa arbitragem porque jogadores também ajudaram e quando é assim estão todos bem

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 9h35m: Publicarei com muito gosto o comentário que enviou há pouco, mas desde que retire as referências particulares que faz a um jogador do SCP. O clube tem 2 blogues que acompanham o hoquei leonino e este espaço não é o local para expôr assuntos internos do Sporting.
Obrigado

João Pedro Vaz

Ana Clau Ameixa. disse...

Este foi realmente um jogo com o coração nas mãos, mas onde se assistiu a um grande espectáculo de hóquei em patins.
Gostava de aqui deixar o meu testemunho porque, sem dúvida, todo o desportivismo a que se assistiu e a constante luta das duas equipas pela vitória até ao fim do jogo foram o espelho daquele que, na minha opinião, deve ser o espírito do hóquei em patins.Os meus parabéns a todos, merecem-no.
Como costumo dizer no final de cada partida: grandes "míudos", grande Benfica.
Clau

Anónimo disse...

Realmente saiu a "Sorte Grande" ao SLB, senão vejamos:
-O João Silva (elemento preponderante da equipa) não jogou por estar a cumprir o 2º jogo de castigo, resultado de um castigo “Singular”, que lhe foi aplicado resultante de uma expulsão por acumulação de amarelos num jogo em Sesimbra.
-O Diogo Dias (outro dos habituais titulares da equipa) deu baixa ao hospital logo aos 5 minutos de jogo, vendo-se dessa forma a equipa privada do seu concurso no resto da partida.
-Na segunda parte o Tiago Gouveia e o Capitão Pedro Vaz foram igualmente afastados da partida ao serem admoestados com cartões azuis.
Apesar de toda esta “FELICIDADE” a equipa ainda teve a capacidade de inverter o rumo dos acontecimentos, e com muita alma virar um resultado adverso de 1- 4 para 4-4 já no decurso da 2ª parte.
Face aos factos relatados só tenho que dizer que vçs são realmente uns sortudos e espero que essa sorte vos acompanhe até ao título.
Um grande abraço
José Gaspar

Anónimo disse...

Bom dia a todos.
Alegro-me muito,que o Sr.Jose Gaspar que até nos tinha habituado a comentarios,mais explicitos e senssatos,aos quais eu assinava por baixo,pois os mesmos eram feitos com olhos de ver,e não com a cor da camisola.como agora o fez.
Senão vejamos:
A falta do Joao silva,a saida antecipada do Diogo Dias,PARA TI DIOGO AS MELHORAS,e ainda os 2 cartões mostrados a 2 atletas do benfica,isto é o resultado de 4 a 4 só foi possivel,porque o benfica não jogou com a equipa toda,porque de resto o benfica!!!!!!!
Pois é como diz o vosso presidente
a pessoas com memória curta,e olhe que não foi assim a muito tempo.

Anónimo disse...

OH Sr Gaspar olhe que com esses todos este Sporting já vos ganhou este ano e foi limpinho e até lhe digo que se os meninos do Sporting tivessem sido mais felizes até o Benfica poderia ter saído com uma derrota pesada. Veja lá se não é verdade.
Uma mãe apaixonada pelos Leoezinhos

Anónimo disse...

Gostava de ver o sporting a jogar sem um dos dos jogadores do seu 5 base , aos 5 minutos de jogo ficar sem outro , ver mais dois jogadores com cartões azuis e depois de estar a perder por 3 golos ainda chegar ao empate na casa do benfica. Para isso era preciso que os jogadores levassem cartões, o que com o paulo baião é impossível. sorte grande ( ou talvez não) saiu ao sporting em turquel e em casa com o tomar
vs

Anónimo disse...

Embora sem saber quem são os anónimos que pelos vistos ficaram tão melindrados com o meu comentário, sempre vos posso dizer que factos são factos e eu apenas ma limitei a transcreve-los para este blogge. Tento dentro da medida do possível ser o mais isento possível nos meus comentários e nunca coloquei em causa o enorme valor da jovem equipa do Sporting que merecidamente já conseguio esta época levar de vencida a do Benfica, mas muito honestamente julgo que isso foi uma excepção á regra, visto na minha opinião, o Benfica situar-se qualitativamente uns patamares acima.
Espero mt sinceramente que se possam voltar a encontrar na "final-four" e que a vitória (com ou sem bilhete premiado na lotaria)seja do Benfica.
Um abraço
José Gaspar

Anónimo disse...

Já que estamos em marè de atirar farpas uns aos outros aqui vai,para um patamar acima 3 jogos o saldo e igual.
com a diferença dos do patamar abaixo terem ja um titulo.

Anónimo disse...

Tenham todos vergonha,ao fim do 3º jogo,já andam a mandar farpas uns aos outros,já se esquecerão como os outros jogos terminarão,dentro do fair play,e na qual todos demos uma cabál lição de como devemos estar no desporto.
Não vamos estragar o que de bom,fisemos passar,para bem do hoquei.

Anónimo disse...

Meu Caro João Pedro Vaz,

A amizade que tenho por si leva-me a vir aqui a este seu espaço para dizer apenas e so que se tratou de um bom derby com correcção dentro e fora do ringue. Este exemplo entre os dois Grandes deveria ser publicitado aos demais. Estive lá e toda a gente se respeitou e sobretudo os atletas dos dois Clubes que já se conhecem de Selecções e pelo facto de se encontrarem amiudadas vezes. Faço votos para que este espírito se mantenha vivo e que muita gente olhe para estes jogos que já realizámos desde a Lourinhã como exemplo para o HP Nacional. Espero ainda que nos encontremos na Mealhada. Lisboa terá seguramente pelo menos 1 equipa no podium Nacional. Obviamente que uma delas e aquela que ocupe o lugar mais alto seja o meu Sporting. Temos a noção no Sporting que esta equipa ainda tem mais um ano de crescimento no escalão e neste Projecto os passos são dados à medida de compasso estudado.
Um bem haja a todos os que estiveram no Pavilhão da Casa do Gaiato, Casa do HP do SCP, a todos os jogadores e demais staffs.

Um forte abraço para si

P.S. Estou inteirado, desde o "acidente" do estado de saúde do Diogo, para quem envio as melhoras.

Gilberto Dias Borges

stick&bola disse...

Amigo Gilberto Borges,
A amizade é reciproca e é sempre benvindo a este blogue. Como sabe a minha opinião, manifestada nas crónicas dos jogos já disputadas sempre reconheceu o valor inequívoco de ambas as formações em qualquer dos jogos e quando perdemos na Lourinhã, felicitei-o pessoalmente a si e aos jogadores , técnico e mais algumas pessoas do Sporting. Sempre afirmei que quanto maior for a competição mais somos obrigados a melhorar e podemos ser adversários em ringue mas o respeito mantem-se.
Também penso que as nossas equipas serão as representantes da Zona Sul neste escalão e da mesma forma que torce pelo êxito do Sporting, nós vamos fazer votos pelo bi-campeonato de Juvenis.
Um grande abraço
João Pedro Vaz