domingo, 10 de maio de 2009

S.L.Benfica - Sporting C.P. (Juvenis)

(Fotos do jogo ao lado )
S.L.Benfica 6 - Sporting C.P. 2 ( 3-1 ao intervalo)
Com um pavilhão bem emoldurado de público, com mais lotação do que muitos jogos de Séniores, duas excelentes equipas, um dos melhores árbitros portugueses, estavam reunidas todas as condições para um excelente jogo de hóquei em patins, com honras de transmissão televisiva pela Benfica TV. As expectativas criadas não foram defraudadas já que se assistiu a um jogo de hóquei muito competitivo e disputado, com ambas as equipas a lutarem pela vitória. Recordemos que estas formações apenas se tinham defrontado uma vez, na final do Torneio de Abertura da A.P.Lisboa em que o Sporting venceu por 5-4, interrompendo assim um ciclo de duas épocas e meia sem perder da equipa encarnada.O encontro de ontem começou naturalmente com uma fase de estudo mútuo, com o tomar o pulso do adversário e da própria equipa, uma fase de equilibrio notório. Períodos de posse de bola mais alargados e poucas oportunidades de golo nos minutos iniciais. O Sporting criou perigo, sobretudo em duas jogadas de laboratório na sequência de dois livres frontais à baliza encarnada e o Benfica respondia em movimentações ofensivas quer individuais, quer colectivas que levavam a bola a rondar a baliza dos jovens leões. Aos 8 minutos surge o primeiro golo do jogo, quando João Silva arranca para uma diagonal e desfere um remate forte rasteiro surpreendendo o guarda-redes do Sporting. O jogo torna-se um pouco mais aberto com o Sporting a tentar reagir e o Benfica galvanizado pelo golo. Aos 11 minutos numa saída de contra-ataque uma perfeita triangulação com Pedro Vaz a fazer um passe recuado para João Silva e este a assistir João Beja para o segundo golo encarnado.
Aqui os leões acusaram um pouco este golo e passaram uma fase de alguma desorientação que se agravou quando um minuto decorrido, novo golo do Benfica com João Silva numa bela iniciativa na área leonina a assistir o capitão Pedro Vaz que aumentou assim a vantagem benfiquista. O S.L.Benfica entrou numa fase de completo domínio da partida em que o Sporting enfrentava grandes dificuldades de se organizar. Entretanto João Beja vê o segundo cartão amarelo e consequente cartão azul e a entrada de Alexandre Silva que já estava prestes a acontecer foi assim antecipada. O Benfica foi controlando a partida, mas nos últimos minutos antes do intervalo assiste-se a uma reacção verde e branca que culmina num golo sportinguista à entrada do último minuto por Gonçalo Alves a passe de Miguel Rocha.
No segundo tempo, esperava-se uma forte reacção leonina, mas logo aos dois minutos, João Silva saindo da tabela lateral, finta dois adversário e já dentro da área enrola a bola por cima do ombro direito do guardião leonino, repondo a diferença em três golos numa jogada individual notável. Contudo, aos 4 minutos, Miguel Rocha desfere um remate forte da zona central e bate João Coelho pela segunda vez. O Sporting com este golo arranja um tónico para ir à procura do resultado mas o Benfica vai controlando o rumo dos acontecimentos. Apesar de faltar ainda bastante tempo para o final, no nosso entendimento , face à forma como o jogo estava a decorrer, a partida fica definitivamente sentenciada aos 9 minutos, quando Pedro Vaz recebe a bola no coração da defensiva leonina e desembaraçado-se de todos os adversários que lhe surgiram no caminho entra na área e num remate colocado aponta o quinto golo encarnado. A partir deste momento, apesar do Sporting ter lutado até final, jogava nitidamente mais com o coração do que com a cabeça, enquanto os encarnados com a vantagem de três golos e com a categoria que se reconhece a esta equipa iam gerindo a partida a seu contento. O marcador encerrou definitivamente aos 15 minutos, quando numa jogada de contra ataque Diogo Dias remata de forma cruzada colocando assim um ponto final na história do jogo.
Parabéns às duas equipas pelo espectáculo que proporcionaram, pela entrega e também pelo exemplo que deram em como se pode disputar um jogo importante com altos níveis de competitividade mas com respeito pelo adversário e desportivismo. Estão também de parabéns todos os muitos assistentes desta partida que foram apoiando as suas equipas mas sem entrarem em excessos e fanatismos estéreis, num jogo que acima de tudo foi um bom veículo de propaganda da modalidade, difundido para muitos espectadores da Benfica TV, com comentários do jogador dos Seniores Carlos Martins "Carlitos".
Entre os muitos espectadores, gostávamos de referir a presença de jogadores dos vários escalões do S.L.Benfica, incluindo da equipa principal, que não quiseram deixar de dar o seu incentivo à equipa, como aliás tem ocorrido em outras partidas importantes, nomeadamente dos Juniores, dando provas duma cada vez maior união de toda a familia do hóquei em patins do Benfica.
Uma palavra especial para a nossa equipa que pese embora os problemas que tem tido a nível de lesões, mostrou a sua qualidade e afirmou uma vez mais perante adversários de qualidade que está presente e determinada para defender o seu título de campeão nacional de juvenis. Grande abraço.
Nélson Lourenço fez alinhar nesta partida: João Coelho (GR); Diogo Dias (1); Pedro Vaz (Cap)(2); João Silva (2); João Beja (1);Alexandre Silva; Tiago Gouveia; André Raposo; Ricardo Leão e João Patricio (GR).

15 comentários:

Anónimo disse...

Grande jogo! Parabens às duas equipes mas desta vez o SLB foi superior! De facto João Silva quando quer..é uma máquina! Mas parabens aos miudos do SCP, todos de 1º ano e ainda jogaram com um iniciado! Estão a trabalhar muito bem e quase que nos surpreenderam no inicio do jogo, falhou a finalização em que nós estivémos mto bem! Mas acredito que esta equipa dos bébés do Tojal ainda vai passar à final four tb!Estes jogos fazem falta à modalidade! Grande jogo e a idade, o fisico e a experiência ainda fazem alguma diferença entre as duas equipas! Apesar do resultado ser demasiado dilatado para o que aconteceu no jogo! Parabens SLB, iniciámos bem o apuramento para a Final Four mas ainda faltam muitos jogos!

Anónimo disse...

agora a limpar o sesimbra para o proximo fim de semana

Anónimo disse...

E para o ano?
Quem vai ser a equipa de juvenis do slb?
Já se ouvi falar em: xanoca, barreto do oliveira do hospital, xavier e o alex do turquel, o capitao do fabril e o gui do sintra.
É mesmo verdade?

Anónimo disse...

O 1º comentário vê-se mesmo que é dum adepto benfiquista, não haja dúvida.....Um adepto benfiquista que é só elogios ao Sporting e desvaloriza o mérito da nossa equipa. O Benfica foi melhor sim e a vitória não merece qualquer contestação. Na época passada os "bébés" do Benfica não só foram à final 4 como foram campeões nacionais.

Anónimo disse...

Boa noite Amigos
Em 1ºquero desde já,endereçar os parabens,as duas equipas,pelo excelente jogo a que se assistiu,ontem no pavilhão do s.l.benfica.
A modalidade presisa de jogos como este,mais uma bofetada de luva branca,que estes miudos nos deram a todos.
Independentemente do resultado,houve pair play, coisa cada vez mais escaça no desporto em geral.
Parabens a todos.

jpnbd

Anónimo disse...

Parabéns à equipa do SLB. Desta vez levaram a melhor sobre um dos seus grandes adversários para este ano!!!
O João Silva quando quer é mesmo um dos melhores jogadores do momento na categoria de Juvenis!!!!
Só mais uma palavra para outro (grande) jogador: O Diogo Dias - não dá muito nas vistas, mas é um jogador muito seguro e que transmite à equipa muita tranquilidade quando esta precisa. Em termos defensivos é o melhor, só precisando de ganhar mais confiança nas sua acções ofensivas. Se o conseguir, irá tornar-se num jogador completo.

Mais uma vez parabéns a toda a equipa!!!!

Anónimo disse...

Duas equipas,Dignas uma da outra,com respeito mutuo uma pela outra,grandes jogadores de parte a parte,talvês do melhor ao nivel de juvenis.
Mais uma vês um maravilhoso jogo de hoquei.
mais uma vês FAIR PLAY entre ambas será que estes miudos nos querem a todos nós transmitir como devemos estar no desporto!!!
Para refletir.

Anónimo disse...

Parabéns rapazes, provaram a razão pela qual ostentam ao peito o escudo de Campeões Nacionais. Foi mais um grande espectáculo de hóquei patins protagonizado por duas excelentes equipas, mas desta feita a vossa superioridade foi incontestável e o resultado final traduz, em minha opinião, o que se passou durante o jogo.
Desejo que para a semana em Sesimbra consigam igualmente rectificar o empate obtido na 1ªfase e trazer mais uma preciosa vitória rumo á Final-Four.
Boa Sorte Campeões.

José Gaspar

Anónimo disse...

Mais uma tarde bem passada no pavilhao da luz.
Assim da gosto ver Hoquei,com equipas como estas e jogos como este da gosto ir aos pavilhoes,obrigado rapazes,pelos 2 maravilhosos jogos com que nos deliciaram este ano.

Anónimo disse...

COMENTARIO DAS 23:05 DO DIA 10.

AMIGO NÃO ENTRE POR AI,NÂO SOU BENFIQUISTA, NEM TÃO POUCO SPORTINGUISTA,QUANTO MAIS POR EM CAUSA A VITORIA DO BENFICA,INTEIRAMENTE MERECIDA,MAS QUEM ESTEVE NO PAVILHÂO SABE QUE AQUELES 6X2 NÂO CORRESPONDE AO QUE SE PASSOU DENTRO DO CAMPO.

Anónimo disse...

Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele! Quem é que na 6ª e 7ª linha escreve:"... falhou a finalização em que NÓS estivemos mto bem" ou nas 3 últimas linhas: "Parabens SLB, INICIÁMOS bem o apuramento...". See não é adepto do SLB como afirma , então não se faça passar por tal, porque as suas próprias palavras o desmascaram logo de seguida. Quanto ao resultado final é a sua opinião, como existirão outras diferentes por certo. Mas pelos vistos estamos de acordo nestes pontos: Foi um bom jogo, são duas excelentes equipas e a vitória do Benfica não sofre constestação.
VS

Anónimo disse...

Parabéns a toda a equipa.
Força,
JBeja Senior

Anónimo disse...

Porra, se vamos entrar pelo resultado justo deveria ser 2-6 para o sporting no aquecimento e 18-2 para o benfica pelo jogo realizado

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o SLB anda a pescar na "escola do Tojal"! Isso ficaria muito mal, até porque também se fala do Treinador. Acho que se for verdade, isso era um erro grave porque depois não há quem dê luta a um só clube no sul.
apj

Bluff disse...

O Benfica pesca no Trabalho e a longa prazo bem como na imagem de reorganização interna. Alguem tem que demonstrar o que é fazer bem á modalidade...com 5 anos de formação são poucos os clubes que conseguem manter o mesmo corpo tecnico tanto tempo,conhecendo as personalidades deste trabalho não vejo ninguem nesta associação que se encaixe neste grupo sendo dificil pescar por estas margens.