terça-feira, 30 de março de 2010

Torneio Inter-Regiões 2010


Terminou no passado Domingo o 34º Torneio Inter-Regiões com a justa vitória da A.P.Porto. A nossa Selecção alcançou o 3º lugar, não conseguindo "matar o borrego" de reconquistar um título que foge à A.P. Lisboa desde 2004.
Na fase de grupos, dois jogos realizados no primeiro dia da prova, com duas vitórias, curiosamente pelo mesmo resultado de 5-0, frente às Selecções do Alentejo e da Madeira. Na 6ª feira o adversários nos quartos de final foi a Selecção do Ribatejo, que viria a obter o 5º lugar, e vitória clara por 6-2 com uma exibição muito agradável.
No Sábado nas meias-finais, um jogo sempre muito aguardado, opôs as equipas de Lisboa e Porto. Uma primeira parte muito equilibrada, com algum ascendente lisboeta sobretudo a partir do meio desta primeira metade, mas uma grande penalidade a um minuto do intervalo deu a vantagem aos nortenhos. No segundo tempo, a Selecção portuense marcou de novo logo no inicio, na sequência dum contra-ataque. A equipa de Lisboa reduz numa boa jogada individual de André Lopes na área nortenha e depois num contra-ataque quase chegava ao empate mas na resposta o Porto também de contr-ataque eleva a diferença. Os nossos rapazes acusaram muito este golo e em termos anímicos denotou-se uma quebra na equipa. Com o Porto a gerir a vantagem e Lisboa a ter de arriscar mais à procura do resultado, o Porto aproveitaria mais uma situação de contra-ataque para fixar o resultado final em 4-1. Vitória justa mas por números exagerados para o que foi esta partida, sobretudo na primeira parte.
No Domingo, no encontro que decidiu a atribuição do último lugar do podium, Lisboa venceu Leiria por concludentes 8-1, um adversário que realizou uma excelente prova, perdendo nas meias-finais frente à Selecção do Minho por 1-0. A formação lisboeta actuou cheia de brio e dominou totalmente o encontro, alcançando o 3º lugar nesta edição do Torneio Inter-Regiões.
Uma referência ainda para o capitão da Selecção de Lisboa, André Gaspar, que foi eleito para o "5 ideal" da prova, numa votação realizada por todos os Seleccionadores Distritais.
Nas alturas em que os objectivos não são atingidos há sempre muitas criticas, sobretudo de pessoas que não têm a minima noção do que é ter a responsabilidade de seleccionar e representar uma "camisola de peso" e que entra sempre nestas competições com a responsabilidade de disputar o primeiro lugar. Em primeiro lugar há que ter em conta que os adversários também têm valor e lutam pelos mesmos objectivos que nós e quando eles são melhores há que reconhecer esse mérito. Por outro lado, nem quando se ganha tudo é perfeito nem quando se perde tudo é desastroso. As carreiras deste jovens jogadores ainda agora estão numa fase inicial e têm muito tempo para ganhar títulos e também para perder outros. No desporto só há lugar para um vencedor, mas os lugares seguintes também são honrosos quando houve a máxima entrega, empenho e espirito de sacrificio para se alcançar o título. Ninguém mais do que os mesmbros desta Selecção queria ganhar este título.
Como dissemos acima, A Selecção de Lisboa não ganha o Torneio Inter-Regiões desde 2004 e não foi por isso que equipas lisboetas deixaram de ganhar campeonatos nacionais e que jogadores desta Associação deixaram de representar Seleções Nacionais com obtenção de títulos europeus para Portugal. Por isso há que seguir em frente trabalhando cada vez mais, para se aperfeiçoar o que se fez de bom e corrigir o que esteve menos bem.
Um abraço a todos os elementos da Selecção da A.P. Lisboa e votos de muitos sucessos nas suas carreiras.

3 comentários:

António Pereira disse...

PARABÉNS A TODO GRUPO DA SELECÇÃO DE LISBOA. TENDO EM CONTA A EXIBIÇÃO DA MEIA-FINAL, O RSULTADO SABE A POUCO.
HÁ QUE CONTINUAR A TRABALHAR, POIS ESTÃO NO BOM CAMINHO.
UM ABRAÇO ESPECIAL AO ANDRÉ GASPAR, PELO EXEMPLO QUE É DENTRO E FORA DE CAMPO, NUNCA VIRA A CARA À LUTA E É MERECIDA A PRESENÇA NO 5 IDEAL.
UM ABRAÇO A TODOS,
ANTONIO PEREIRA

Anónimo disse...

Saíram de cabeça erguida e esforçaram-se para ter o melhor resultado.
Abraço a todos

CM

Anónimo disse...

Um lugar de pódio não deslustra e para mais com uma meia final dificil contra a equipa que veio a ser a vencedora deste Torneio. Continuação de bom trabalho e progressos a todos.

GDB