terça-feira, 23 de março de 2010

S.L. Benfica - Sporting C.P. (Juniores)


No oitavo "derby" da temporada, honras de transmissão televisiva e uma boa moldura humana nas bancadas para assistir a um sempre apetecível Benfica - Sporting. O Benfica desde o apito inicial que assumiu o comando do jogo, com uma boa atitude, boa circulação de bola e muito concentrado . Logo aos 2 minutos o marcador foi inaugurado por João Rodrigues, assistido por Diogo Alves. Aos 7 minutos, mais um golo , através de Tomás Silva numa recarga à boca da baliza. O dominio encarnado era cada vez mais acentuado perante um Sporting com muitas dificuldades em reagir. Aos 12 minutos mais um belo golo benfiquista, com Diogo Alves a assistir outra vez João Rodrigues de forma perfeita e este a não deperdiçar. Novo golo aos 21 minutos, por João Rodrigues na conversão dum livre directo a punir derrube a João Beja. Este golo coincidiu com o inicio da fase menos positiva do S.L. Benfica em termos defensivos. Logo na jogada de saída o Sporting, por via da deficiente cobertura defensiva encarnada, através dum remate fora da área reduz a diferença e practicamente na jogada seguinte marca de novo , com um cruzamento pelo ar para a área do Benfica, sendo a bola desviada na cara de Pedro Henriques. No espaço de um minuto, depois de ter estado a vencer por 4-0 os nossos Juniores viam reduzida a vantagem para apenas 2 golos. Mas a diferença seria novamente dilatada ainda antes do intervalo, numa jogada individual de João Beja que introduziu o esférico na baliza contrária pelo buraco da agulha.
O período de menor concentração defensiva prolongou-se ainda por mais alguns minutos nesta segunda metade. Um passe errado no ataque permite um contra-ataque leonino e nova redução no marcador aos 5 minutos. No entanto, no minuto seguinte, João Rodrigues não consegue transformar um livre directo mas Diogo Alves saído rapidamente da sua área vem ainda recuperar a bola e assiste João Rodrigues para mais um golo . Só que logo de seguida, o último jogador encarnado perde a bola a meio ringue e novo contra-ataque verde e branco consumado em golo. O Benfica teve no entanto o mérito de nesta fase de alguma intranquilidade defensiva, não abanar e conseguir responder com golos logo de imediato aos golos adversários. Foi o que aconteceu uma vez mais já que no minuto seguinte, Diogo Alves depois duma excelente jogada, assiste Pedro Vaz para o sétimo golo do Benfica.Logo de seguida , foi João Rodrigues também que depois duma bela acção individual assiste Tomás Silva e a diferença volta a ser de 4 golos para a equipa benfiquista. Esta foi uma fase bastante frenética do jogo , com muitos golos e ao minuto 8 nova perda de bola a meio ringue dum jogador do Benfica e o Sporting aproveita para reduzir a vantagem uma vez mais. O jogo entrou então numa fase de maior acalmia,passados estes 10 minutos iniciais da 2ª parte, com a equipa do Benfica a colocar o ritmo do encontro de acordo com o seu interesse e a acabar com a fase de "piscinas" e um pouco incaracterística. O Sporting dispôs de nova oportunidade para reduzir na sequência dum livre directo mas Pedro Henriques opôs-se com grande segurança. Com uma vantagem de 8-5 o Benfica dominava o jogo de novo de forma totalmente controlada. Nos últimos 5 minutos assistiu-se então ao assalto final. Uma equipa do Benfica cheia de confiança percebeu que o Sporting se sentia impotente para pressionar e vir à procura do empate. Os encarnados aceleram de novo o ritmo do jogo e obtêm ainda mais 5 golos neste espaço de tempo. Aos 21 minutos, arrancada pelo lado esquerdo de João Beja que assiste Pedro Vaz ao segundo poste para o nono tento do Benfica, No minuto seguinte mais dois golos, o décimo da autoria de João Rodrigues a passe de Pedro Vaz e outra vez João Rodrigues depois de jogada individual. No minuto seguinte foi Alexandre Silva assitido por João Beja quem aumentou a vantagem e já no último minuto do jogo, Tomás Silva aponta o último golo na conversão irrepreensível dum livre directo.
Vitória clara do Benfica por 13-5 ( 5-2 ao intervalo), a melhor equipa ao longo de todo o encontro, que mesmo quando atravessou um período menos positivo em termos defensivos respondeu sempre com golos, como dissemos acima. Uma equipa onde prevalece o colectivo apesar dos grandes valores individuais e o facto de 8 dos 13 golos terem resultado de assistências são reveladores desse enorme espirito de equipa.
Parabéns a toda a equipa.

O Prof. Carlos Pires comandou os seguintes jogadores neste encontro: Pedro Henriques (GR); Pedro Vaz (2); Tomás Silva (3); Diogo Alves (Cap); João Rodrigues (6); Marco Gatinho; João Beja (1); Alexandre Silva (1); Diogo Dias e João Coelho (GR).

3 comentários:

Anónimo disse...

grande equipa, grandes jogadores e mais uma grande vitória sobre aqueles que mesmo perdendo,dizem que ganham sempre.

Anónimo disse...

tive oportunidade de assistir a este jogo pela Benfica TV e foi um grande espectaculo dado pelos nossos rapazes para todo o país. concordo com a crónica, embora ache que faltou uma nota sobre a péssima arbitragem do jogo.
CM

Anónimo disse...

Parabéns meus amigos,sinto orgulho em pertencer a esta família.Depois deste jogo sinto a união que existe dentro deste grupo de trabalho,como o nosso João tão bem a descreve na sua crónica deste e de todos os jogos.Quando se trabalha para a equipa e não para promover atletas individualmente é este o resultado,simplesmente BRILHANTE,um dos melhores jogos que vi este ano.Um exemplo a seguir por qualquer atleta Benfiquista...PARABENS.