terça-feira, 9 de junho de 2009

S.L.Benfica - C.D.P. Arcos (Juniores)


S.L.Benfica 5 - C.D.P. Arcos 3 ( 4 - 1 ao intervalo). A vitória de qualquer das equipas nesta partida assegurava desde já a qualificação para a "Final-Four" da prova, pelo que as expectativas eram elevadas. Depois da derrota em P. Arcos por números expressivos, embora não condizentes com o que se passou em ringue na nossa opinião, o certo é que o Benfica desde esse jogo obteve duas vitórias fora de casa em exibições muito consistentes e mostrou bem clara a intenção de lutar até ao final pelo apuramento. O encontro de Domingo começou no entanto com uma ocasião clara para o P. Arcos que na bola de saída por parte dos encarnados, consegue interceptar a bola e João Rodrigues a caminhar isolado para a nossa baliza sem no entanto conseguir desfeitiar Samuel Santos. Neste minutos iniciais os visitantes priveligiaram mais a posse da bola à espera de encontrar um buraco na defesa encarnada, enquanto o Benfica tentava comandar o jogo, embora denotasse algumas dificuldades nesse objectivo. Aos 7 minutos surge o primeiro golo da partida, num remate forte de Gonçalo Pestana fora da área, golo esse que dava expressão a algum ascendente da equipa da linha nestes minutos iniciais. Mas foi sol de pouca dura, já que Nelson Lourenço já tinha duas substituições preparadas e Diogo Rafael , dez segundos apenas após a sua entrada em ringue, pega na bola e assiste Diogo Alves para o empate. Este golo marcou uma viragem total na partida, já que a partir desse momento o rendimento encarnado sobe imenso e começa a pressionar o P. Arcos impedindo o adversário ter ter a posse de bola que tinha tido nos momento iniciais. Aos 14 minutos recuperação de Diogo Rafael à entrada da meia pista encarnada, que lança o contra-ataque e numa jogada de 2x1 Paulo Passos opta por um remate cruzado do lado esquerdo que bateu o guardião da equipa da linha, dando assim vantagem à nossa equipa. O Benfica exercia já um domínio claro da partida e aos 19 minutos mais uma recuperação de bola na defesa encarnada permite uma saída rápida em contra-ataque numa magnifica jogada de 3x2 Marco Gatinho aumenta a vantagem encarnada. Sentia-se no pavilhão uma grande confiança nos jogadores encarnados que não só defendiam com grande eficácia mas também em termos ofensivos estavam a jogar com grande fuidez e segurança. Aos 22 minutos, Diogo Rafael vê o segundo cartão amarelo e consequente azul, mas a formação encarnada manteve a mesma preponderância na partida e um minuto decorrido dispõe dum livre directo a punir uma intervenção mais dura do seu guardião fora da área e a quem foi exibido o cartão azul. Marco Gatinho não conseguiu transformar este lance mas já no último minuto da primeira parte, numa jogada de pressão na extrema defesa do P. Arcos recupera uma bola e assiste Pedro Vaz para o quarto golo encarnado. Os encarnadoschegavam assim ao intervalo a vencer por 4-1 e completamente por cima, perante um P. Arcos a sentir-se impotente para entrar na nossa defensiva.

O segundo tempo manteve nos minutos iniciais o mesmo cariz, mas com o decorrer do tempo foi baixando de intensidade. Era visível que o Benfica tinha a partida controlada e que o P. Arcos denotava muitas dificuldades em ultrapassar as dificuldades criadas pela nossa equipa. O jogo voltou a animar aos 14 minutos quando numa jogada de contra-ataque benfiquista o último passe é efectuado de forma deficiente e permite a resposta do P. Arcos num 2x1 em que Gonçalo Pestana assiste Pedro Lourenço para o segundo golo. Mas logo na resposta e sem que o P. Arcos pudesse saborear esse golo, Diogo Rafael recupera a bola na tabela lateral e através dum potente remate à entrada da área repõe a vantagem de três golos para o S.L.Benfica. No entanto, a 5 minutos do final , numa jogada idêntica à do segundo golo , os visitantes voltam a reduzir pelo capitão Gonçalo Delgado. Houve ainda um lance de muito perigo para o Benfica a três minutos do final, quando João Lapa faz falta sobre um adversário em que lhe é exibido o cartão azul, mas no livre directo respectivo o reentrado Samuel Santos defende com autoridade e acaba com as veleidades do P. Arcos de ainda chegar ao empate.

Vitória justa e sem contestação do S.L.Benfica em que muitos depois da derrota pesada em P. Arcos não acreditavam na qualificação, mas que uma grande união e determinação sustentada no valor individual e colectivo da equipa permitiu alcançar a uma jornada do final esse objectivo. Parabéns a todo o grupo de trabalho por este feito.

Nota ainda para o facto do capitão Diogo Alves ter actuado neste encontro com a camisola nº 7 , habitualmente utilizado pelo colega Fábio Junior e aquando do seu golo lhe ter dedicado o mesmo em representação da equipa. Este também um exemplo de solidariedade e camaradagem.


Nelson Lourenço fez alinhar: Samuel Santos (GR); Rodrigo Murteira; Marco Gatinho (1); Paulo Passos (1); Diogo Alves (Cap)(1); Diogo Rafael(1); Pedro Vaz (1); João Beja; Miguel Sousa e João Lapa (GR)


Imagens dos golos, num jogo transmitido pela Benfica TV, no site do C.U. Micaelense: http://cumhoquei.com/2008-09/videos/diversos/benfica_paco_arcos_juniores_7_jun_2009.htm

7 comentários:

Anónimo disse...

vitória sem espinhas do Benfica k mostrou que o resultado da 1ª volta foi um acidente. Com o Chiquinho a equipa fica mais forte e os miudos dos juvenis estão a ser uns grandes reforços na altura das decisões. Mas toda a equipa está a subir e vamos lutar pelo título.
SLB4ever

Anónimo disse...

Cada vez se nota uma melhor equipa, mais unida, a jogar melhor e mais empenhada em trazer o titulo! Grande joga no domingo

Anónimo disse...

Curioso é que jogou contra nós o Gonçalo Pestana com três cartões azuis ou seja com 2 azuis directos nos juniores o ultimo em casa contra o Sintra e com um cartão nos séniores o que dá desde já o derrota ao Paço de Arcos por 10-0 e a perda dos três pontos. Jogou ainda contra o Turquel também mal inscrito pois enquanto não cumprir o jogo no escalão de juniores não pode alinhar nos seniores.

Anónimo disse...

Contra o Turquel o Gonçalo Pestana não levou azul directo mas por acumulação

Anónimo disse...

a derrota na 1ª volta não foi acidente. o paço de arcos é que abrandou aos 6-0 porque eu vi aquilo mal parado. mas o Benfica tem mais argumentos e um jogo mau qualquer equipa tem

Anónimo disse...

O resultado da 1ª volta foi mesmo um acidente, porque o P.A. marcou 4 golos no principio da 2ª parte em 5 minutos.O P.A. não abrandou até pq o Lapa teve muito trabalho e não sofreu nenhum golo. Certo é que no principio da época diziam que o P.A. ia esmagar a concorrência e o Benfica acaba esta fase com mais 4 pontos e sendo a única equipa que ganhou jogos fora de casa. Na final4 está tudo em aberto e o plantel do Benfica já mostrou q tem muitas soluções.
SLB4ever

Anónimo disse...

Para a semana é que é, esqueçam tudo o que se passou até aqui. Agora quem tem unhas é que vai tocar guitarra