segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

S.L.Benfica - Sporting C.P. -Final T.Abertura (Juvenis)


O Sporting venceu ontem a final do Torneio de Abertura da A.P.Lisboa ao derrotar o S.L.Benfica por 5-4 (1-2 ao intervalo). Se à partida a nossa equipa era tida como favorita para este encontro, o certo é que foram os jovens leões, com mérito diga-se, a levar o troféu para casa. Foi uma partida que estivemos em desvantagem por 1-0 mas conseguimos dar a volta ainda antes do intervalo. A 2ª parte inicia-se practicamente com o golo do empate leonino, após aproveitamento dum erro benfiquista a meio ringue. Aqui nesta fase do jogo o Sporting, que jogou sempre muito unido e com grande determinação, alcançou dois golos um pouco felizes ao contrário de duas bolas que na 1ª parte tinham batido estrondosamente nos ferros da baliza verde e branca. O Benfica reduz para 3-4, mas um erro defensivo colectivo encarnado é aproveitado com eficácia pelo adversário para aumentar a vantagem. Com 5 minutos para jogar o S.L.Benfica intensifica um dos erros que foi cometendo ao longo da partida, preferir as soluções individuais às colectivas, sem qualquer sucesso. A 2:40 minutos do final o Benfica ainda reduz a diferença na conversão dum livre directo, mas as tentativas desesperadas de chegar à igualdade foram infrutíferas.

Parabéns aos vencedores, que no jogo de ontem mereceram a vitória. Aos nossos rapazes que tantas alegrias nos têm dado, um abraço de confiança mas também uma dura lição. Todas as equipas que nos defrontam têm uma motivação extra, por isso temos de estar sempre em condições de dar o máximo do nosso rendimento em termos individuais e sobretudo colectivos. Ontem a equipa não esteve ao seu nível habitual e quando se defronta um adversário de qualidade tudo se pode tornar mais dificil. Perdeu-se um dos objectivos da temporada mas o grande objectivo está ao nosso alcance, trabalhando com grande entrega e dedicação e fazendo valer a qualidade e a união desta equipa. A enorme falange de apoio que esteve na Lourinhã a apoiar as equipas do S.L. Benfica e outros que não estiveram presentes, acreditam no valor deste grupo para revalidar o título nacional. Depois de dois anos e meio sem derrotas, este pode e deve ser mais um estímulo para se entregarem de corpo e alma a essa conquista, valor não vos falta.

Duas palavras finais, uma para a excelente moldura humana que quase encheu o pavilhão da Lourinhã e outra para a correcção com que foi disputada esta final. Numa final, entre duas equipas rivais, estes rapazes deram um exemplo do que é lutar pelos seus emblemas mas respeitando o adversário. Parabéns a todos também por isso.


Disputaram esta final pelo S.L.Benfica: João Coelho (GR); Diogo Dias; João Silva (3); Alexandre Silva (1); João Beja; Pedro Vaz (Cap); Tiago Gouveia; André Raposo; Ricardo Leão e João Patricio.

11 comentários:

João Valente disse...

Não tendo sido possivel a conquista deste troféu não quero deixar de dar um abraço a todo o grupo. Não ganhamos porque desta vez o nosso adversário foi melhor. Mas fortes de espírito como todos vocês são tenho a certeza que maiores conquistas vão chegar.
FORÇA e mais uma vez um abraço para todos!

Anónimo disse...

Muitos parabéns a estas 2 excelentes equipas que protagonizaram mais um verdadeiro hino ao hóquei em patins, ganhou a equipa que foi mais coesa e determinada, mas acima de tudo ganhou o público pelo espectáculo e a modalidade por poder continuar a contar com verdadeiros artistas da arte do aléu, que de certeza vão conseguir catapultar de novo o hóquei para o topo da preferência dos portugueses.

Principalmente aos jovens do Benfica quero aqui expressar a minha enorme admiração pelas inúmeras conquistas que têm vindo a alcançar. São os nossos Campeões e tenho a convicção que o vão continuar a ser, em todos os aspectos, pois com ainda ontem ficou bem patente, vçs também sabem ser grandes na derrota e “como dizia o outro - não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera”, portanto mãos á obra.
Um grande abraço amigo deste vosso admirador.

José Carlos Gaspar

Anónimo disse...

Amigo João Pedro Vaz,

Concordo com a sua análise e queria vincar o último aspecto por si referido. Entre estes dois eternos rivais, os derbies têm-se pautado por exemplos de disciplina, respeito e fair-play e da parte que me toca, como responsável pela Secção, tudo farei para que este exemplo se continue a verificar, na prática. Estas duas equipas deram uma grande lição de como é bonito o hóquei quando jogado com respeito mútuo. A imensa moldura no pavilhão vibrou cada momento com grande paixão e é isso que queremos para o hóquei.
Uma boa semana e um abraço

Gilberto Dias Borges

Anónimo disse...

Bom dia!

Tenho de confessar que jamais esperei que a nossa equipa podesse perder com esta equipa do sporting! Mas tenho de admitir de que ontem foram claramente mais fortes do que nós! Não nos podemos esquecer que são os actuais campeões nacionais de iniciados e isso por si só demonstra a qualidade desta equipa! E Sr. Pedro Vaz apenas não concordo com a sua crónica quando diz que qualquer equipa que joga contra o SLB têm motivação extra! Jogar contra Benfica, Sporting e Porto é motivação extra para qualquer outra equipa e neste caso a motivação extra era das duas equipas porque ambas mantinham-se invenciveis desde algum tempo! E isso comprovou-se no fdseman na Lourinha, os atletas do SLB estvam motivados por defrontar o SCP e o inverso também acontecia!

Foi um jogo maravilhosamente bom! Até chorei com o que vi na Lourinhã! Pavilhão cheio, mtas claques a gritar pelas equipas e um jogo de hoquei de fazer inveja a muitas equipas de Séniores!
Mas tenho de dizer que fiquei maravilhado com jogadores como: Pedro Delgado, Zé Diogo, Pimentinha, Gonçalo Alves e fiquei admirado com o Miguel Rocha. Sempre pensei que o miudo fosse morrer na praia pela pressão que tem por aquilo que o seu pai fez no hoquei, mas o miudo demonstrou que afinal está um soberbo jogador! Parabéns ao seu clube e aos seus treinadores pelo trabalho que fizeram com ele.

Espero poder ver mais jogos desta qualidade o quanto antes!

Mas deixo apenas um reparo ao nosso treinador: O jogo deve ser encarado como um trabalho colectivo e não unicamente individual! O exemplo do treinador do Sporting foi aquilo que queremos: gritava, puxava pela equipa e dava "puxões de orelhas" aos atletas quando exageravam no individual mas não deixava de dar um toque de incentivo quando o utilizavam em prol do colectivo! Este Sr. Treinador do SCP consegiu fazer desta equipa de jogadores muito bons técnicamente: uma bela equipa coesa, unida e colectiva não cortando a indivualidade e criatividade de cada um deles!!!

Percebe-se o motivo de terem sido convocados 4 ateltas do SCP para a selecção nacional!

Cumprimentos e continuação de boa divulgação do nosso Hoquei!

Carlos Soares

Anónimo disse...

Sr. Carlos Soares, não entendi porque motivo se refere ao S.L.Benfica como a "nossa equipa" quando em todo o seu longo comentário apenas se refere a ela na 1ª frase, sendo todo o restante texto dedicado elogiosamente ao nosso adversário. Com certeza que os jogadores do Sporting merecerão os seus elogios, aliás no comentário ao jogo eu próprio os efectuei. No seu texto aliás é bem patente que conhece muito sobre o Sporting e pouco sobre o S.L.Benfica pelo que entendo que essa sua primeira frase do texto deve ser concerteza uma ironia ou outra figura de estilo. Neste blogue as opiniões são livres e publicáveis dentro dos critérios de respeito e educação que todos os nossos jovens jogadores merecem. Neste espaço são benvindas as posições, de benfiquistas, sportinguistas, portistas, sintrenses, oeirenses, de todos os clubes, não havendo necessidade de encapotamentos. Reitero os parabéns à sua equipa, a vencedora do T. Abertura de Juvenis.

João Pedro Vaz

Anónimo disse...

Bom Dia a todos!!!

Em 1º lugar felecitar as duas equipas,pelo grande jogo de hoquei,que assistimos na lourinha.
Tenho a certeza que muito boa gente ja nao assistia a um jogo e um ambiente a volta do mesmo,assim a muito tempo.
1ºIndependentemente do resultado,de quem perdeu e quem ganhou,foi isso sim um hino ao hoquei patins entre 2 das melhores equipas da categoria de juvenis.

2ºUm jogo limpo,sem um unico caso,de prejudicar uma ou outra equipa.Boa arbitagem

3ºAqui quero salientar,um permenor numa final,em que estava em causa o titulo do torneio de abertura bem como a invencibilidade das duas equipas,NAO VI E DUVIDO QUE ALGUEM QUE ESTIVE-SE NO PAVILHAO TIVE-SE VISTO,qualquer jogador de parte a parte,desrespeitar o adversario,pedindo inclusive desculpa por um ou outro lançe.

4ºNunca num jogo entre os rivais,tinha visto um fair play assim.
independente de uma final se tratar e ambos quererem ganhar,estes miudos foram de um respeito uns pelos outros,uma coisa,na qual nao encontro palavras.
so possivel devido a grande cumplicidade dos mesmos,pois varios atletas dos 2 clubes tem uma grande amizade e respeito entre eles,e conhecen-se a muito tempo e tem estado juntos varias vezes nao so no hoquei.
a cumplicidade dos mesmos e tao grande que varias vezes nao sabia-mos onde estava o benfica ou o sporting,mas sim a bandeira portuguesa!!!

5ºA forma como as duas claques,apoiaram as suas equipas,mas na base do respeito

6ºIsto por vezes e mais bonito que as vitorias,nas derrotas ha que ser grande,e ate ai o foram,uma equipa como esta do benfica,que nao presisa de apresentaçoes,derao os parabens aos atletas do sporting
incluindo alguns pais e meros simpatizantes,isto e desporto e saber viver em sociedade.

7ºfico contente de o sporting,vos ter ganho;se disse-se o contrario estava a mentir.
mas quero aqui deixar uma mensagem
para os miudos do sporting,foi otpimo terem ganho,ainda por cima contra esta equipa.
para vos que nao tendes nada que provar a ninguem,so vos resta levantar a cabeça,e olhar em frente pois com as armas que tendes depressa isto e esquecido,ate porque os vossos objectivos sao outros.

8ºEm suma com estes ingredientes todos,o proprio jogo,o hanbiente em redor do mesmo,o respeito mutuo,so podia ter dado um hino ao hoquei.

desculpen-me por me alongar mas hoge tinha de ser.

Cumprimentos
R.silvades

Anónimo disse...

Boa Tarde!

Pelo Que Assisti,Na Lourinha e Pelo Que Tenho Lido,Nao Ha Espaço Para Os Comentarios,Mais Desapropriados,Que As Vezes Leio,Mas Sim Pura e Simplesmente Para Dar Os Parabens As Duas Equipas.
Façamos Deste Jogo Um Jogo Impar,Ate Os Comentaristas,Para Que Daqui a Algum Tempo,Este Jogo Seja Lembrado Pelas Melhores Razoes
e Como Tonos Nos (Atletas,Treinadores,Seccionistas,Dirigentes,Pais,Familiares,Apoiantes e Respectivas Claques,etc...)Tenhamos Dado Uma Grande Bofetada a Muito Boa Gente.

Anónimo disse...

So 2 palavras!!!!!!!!!!

Pena e que nao possamos assistir tao depressa,a 1 jogo igual,pois e bom para a modalidade jogos como este.

Ana Clau Ameixa. disse...

Neste jogo só faltou a nossa vitória final. Tenho pena que não tenhamos conseguido trazer esta taça, mas mais oportunidades virão e é com certeza que digo que conseguiremos transbordar de alegria. Nada de desmotivação!
Parabéns aos jogadores do Sporting que tão bem lutaram e conseguiram levar o primeiro lugar. Sublinho uma vez mais o que já aqui foi dito: nunca vi um jogo com tanto fairplay e respeito pelo adversário.
Escrevo para dizer que me orgulho imenso desta equipa. Ainda que hajam aspectos a melhorar, como haverá sempre, foram estes míudos que me fizeram querer descobrir o hóquei em patins e ficar a conhecê-lo, portanto muito vos devo. Em todos os momentos há que saber lutar até ao último segundo e foi isso que fizeram. Mesmo com este resultado, são o meu orgulho, são quem dá força a esta minha paixão.
Cabeça erguida e vamos continuar, isto ainda não acaba aqui.
Beijinho da vossa admiradora,
Clau
(Que me desculpem as minhas tiradas impulsivas durante os jogos, vivo-os com vocês.)

Anónimo disse...

Bem jogos a muitos!
Mas como este,so encontro uma palavra.
DIVINAL..........

Anónimo disse...

Bom dia.
Amantes da modalidade,e em jogos como este,e atitudes destas dos intervenientes no mesmo.
Que o nosso hoquei fica mais rico,um verdadeiro hino ao hoquei o que se assistio,este fim de semana na lourinha.

Facemos todos uma reflexao ao mesmo!!!!!