quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Editorial


Venho mais uma vez reafirmar a "carta de principios" deste blogue. Este espaço é e vai continuar a ser um local de divulgação de hóquei em patins, das actividades das suas camadas jovens e principalmente das equipas do S.L.Benfica. Tendo como alvo destinatário as camadas jovens é naturalmente exigida uma conduta, um nível de linguagem e comunicação que seja focalizada nos aspectos positivos da modalidade, que são muitos, em vez de dar voz aos factores negativos que sem dúvida também os tem. Isto não significa que não se levantem criticas, que não sejam levantadas questões incómodas ou eventualmente polémicas. O que sempre se exigiu foi que houvesse linguagem adequada, respeito e que de forma nenhuma fossem proferidos insultos ou injúrias.
A fronteira entre o que é uma critica e uma ofensa por vezes é muito ténue, sobretudo quando somos nós próprios os visados e nem sempre é fácil gerir estas questões. A opção de anular qualquer "post" que não seja de felicitação, engrandecimento ou regozijo não me parece a melhor, dado que não é só com incentivos que se progride que se evolui e que se melhora. Todos nós necessitamos de outro tipo de estímulos como a chamada de atenção, a critica e mesmo ter oportunidade de ripostar quando essas criticas são desajustadas, injustas e sem qualquer fundamento, para nos questiornarmos e realizarmos auto-avaliações.
Frequentemente têm sido publicados comentários com criticas às nossas equipas, aos nossos jogadores, aos técnicos, à estrutura e ao próprio blogue e sua gestão. Mesmo sendo comentários anónimos (a sua esmagadora maioria) , tento publicar opiniões que respeitem pelo menos os critérios acima definidos, mesmo que sejam injustas. Perante esses comentários, eu próprio tive oportunidade de defender posições contrárias, que se não fossem esses comentários, não teria emitido essas opiniões.
Hoje , foram publicados três comentários, indevidamente e que por esse facto me penitencio, exclusivamente pelo facto de envolverem jovens jogadores que não mereciam a ser visados da forma que o foram. Uma leitura inicial menos cuidada, permitiu a publicação desses comentários que posteriormente foram removidos. Aos atletas envolvidos, que conheço desde muito miudos apresento as minhas desculpas.
Foi retirado igualmente outro comentário, a título muito excepcional, pelo facto de estarmos numa semana que pode colocar em confronto as equipas de Juvenis do S.L.Benfica e do Sporting C.P. que não necessita de polémicas fúteis, sobretudo tratando-se duma final do Torneio de Abertura caso as duas equipas se apurem.
Posto isto, relembro que agradecemos todas as visitas e comentários que sejam realizados com educação, respeito e linguagem que possa ser lida por todos os que têm acesso a este blogue. Aqueles que pretendam ofender, insultar, emitir expressões indecorosas não vão ter qualquer sucesso.
Este é um espaço independente, unipessoal embora com colaboração de vários amigos e que segue a linha que foi definida no seu inicio.

Sem comentários: