domingo, 23 de março de 2008

Taça Latina 2008

(Foto do site da Federação de Patinagem de Portugal)
Brilhante vitória da Selecção Nacional Portuguesa Sub-23 na Taça Latina 2008, ao vencer há pouco a equipa espanhola por 3-0. Numa autêntica final, em que o empate era suficiente à formação nacional para assegurar a vitória, cedo deu para entender que a nossa Selecção estava em ringue para ganhar o jogo. Foi um jogo muito disputado mas em que Portugal através dum grande espirito de conquista e de união assegurou uma vitória muito importante para o hóquei em patins nacional. Numa altura em que a Espanha tem conseguido obter os mais diversos titulos internaconais, o nosso país volta a obter um título e demonstrar que continuamos a produzir jogadores e equipas de muita qualidade. Uma equipa constituída com diversos jogadores que já conquistaram títulos europeus de juvenis e de juniores e que com este título vêm trazer um renovar de confiança e de esperança em quem acredita na valia dos nossos jogadores.

Uma grande abraço de parabéns a todo o grupo que constitui esta Selecção e que nos encheu de orgulho pelo seu desempenho e óbviamente pelo título , com um abraço especial ao atleta benfiquista Diogo Rafael que teve um papel muito importante nesta grande vitória.

10 comentários:

Anónimo disse...

Só assisti ao jogo com a Itália e observei qualidade nesta Selecção com um misto de duas gerações de valores bons do nosso HP Nacional. Está de parabéns o Seleccionador Nacional, Prof Luis Sénica e os 10 jogadores que integraram a Equipa Nacional. Que seja um marco de viragem sobre a supremacia Espanhola.

Um abraço a Todos

Gilberto Dias Borges

Anónimo disse...

Parabéns a todos e muitos parabéns ao Diogo Rafael(Chiquinho) desde que entras-te aquilo foi um máximo.
:)

Anónimo disse...

Esta equipa para quem se lembre já tinha sido campeã da europa em juniores o que no fundo revela qualidade dos seus intervenientes, que me lembre faltou o Diogo Silva da Oliveirense e ex Sintra para a equips ser quase a mesma. Parabens aos elementos que tb foram campeões da europa de juvenis como é o caso do Diogo Rafael e do Gonçalo Pestana. Com uma equipa destas não é dificil ser campeão, o pior são os anos que aí vêm e a falta de rigor deste sr. selecionador que não tem usado um critério de competência para escolher os atletas e a ver vamos neste europeu de juniores e juvenis.

stick&bola disse...

A selecção de Sub-23 foi como dissemos uma mistura das Selecções que há dois anos conquistaram os europeus de Juvenis e Juniores. O André Girão tambem fez parte da Selecção de Juvenis. Quanto aos critérios de competência nas escolhas do Seleccionador aí está uma demonstração, no meu enteder, que foram escolhidos aqueles que no entender do Seleccionador eram os melhores no momento, tendo optado sem receios por jogadores muito jovens (18 anos) que foram muito importantes nesta conquista.É evidente que a qualidade desta gerações não se esgota nos 10 jogadores que são escolhidos para cada competição e que há sempre jogadores com igual qualidade que têm de ficar de fora. Cada cabeça sua sentença, mas só a uma pessoa cabe a responsabilidade da escolha, ao Seleccionador Nacional.Em relação aos Juvenis e Juniores também estou certo que teremos equipas a lutar pelos títulos ( como tem acontecido ultimamente)e que os jogadores escolhidos irão dar tudo para trazerem de novo os títulos para Portugal, tendo como exemplo esta Selecção de Sub-23.

Anónimo disse...

Quando só olhamos para o umbigo não vemos um palmo à frente.
Quem esteve sempre nas finais de Jovens e já venceu como se pode falar de falta de rigor?
Dizer que não é difícil ser campeão com uma equipa destas é reforçar e valorizar o trabalho que vem sendo realizado pois estes
jogadores pertençem a este trabalho. Será que o Hugo Costa e o Igor nesta Selecção são sinal de falta de rigor?
Já agora estou de acordo que os "artistas" são bons, mas houve trabalhinho de casa. Deu gosto ver jogar a Selecção. Parabéns a todos.O Hóquei precisa de gente positiva e não gente "pequenina" e "mesquinha" e doente com o sucesso dos outros.

Anónimo disse...

O último senhor que fez o comentário não deve ter percebido bem o que foi dito, e vou repetir. O que disse é que estes jogadores que ganharam a taça Latina já tinham sido campeões da Europa em Juniores e os outros tinham sido campeões em juvenis. Aquilo que questiono são as gerações mais novas e que já não ganham nada há bastante tempo e recordo o último mundial de juniores e o último europeu de juvenis cujas escolhas deste senhor deixaram muito a desejar e os resultados viram-se pois ser segundo na nossa querida modalidade é igual a ser terceiro, quarto etc pois só existem dois candidatos naturais que ou somos nós ou a Espanha pois tudo o resto como se tem visto é paisagem e aí não temos conseguido ganhar nada. Acho muito bem que atletas como o Igor ou o Hugo integrem as selecções como acho bem que outros e de outros tantos clubes o façam pois trabalham e bem merecem integrar as selecções mas o que acontece ao nível de juvenis e juniores salvo honrosas excepções é que são sempre os mesmos levados ao colo do Benfica, Porto, Barcelos e porque são amigos, filhos, parentes de amigos, ex colegas de outras selecções, etc....É contra isto que me revolto e deixa a nossa modalidade em águas muito turvas....

stick&bola disse...

Discordo do que foi dito no ultimo comentário. Nos dois ultimos europeus de Juvenis a Selecção Portuguesa foi finalista, tendo sido derrotada na final por 1-0, no último campeonato no prolongamento com golo de ouro. São resultados desprestigiantes? No europeu de Sesimbra a Selecção Portuguesa foi reconhecidamente de forma quase unânime a que melhor hoquei praticou. No europeu de Nantes, o seleccionador espanhol em declarações produzidas no site da federação espanhola, reconheceu o grande valor da equipa portuguesa e que tinham sido mais felizes.No mundial de juniores disputámos a final com 4 dos jogadores que venceram a Taça Latina. Como disse anteriormente, os 10 jogadores eleitos para cada selecção não esgotam os bons jogadores duma geração, mas só podem ser escolhidos 10. Acho injusto que se diga que só honrosas excepções é que não foram às diversas selecções por "cunhas". Em relação às escolhas recaírem em jogadores do Porto ,Benfica e Barcelos é natural uma vez que se forem analisadas as final-four de Iniciados,Juvenis e Juniores ( onde estão as melhores equipas) são normalmente estes clubes que estão sempre qualificados. Curiosamente nesta selecção sub-23, o Benfica tinha um atleta, o Barcelos outro e o Porto não tinha ninguém, o que contraria um pouco o que foi dito. É fácil dizer mal, mas devemos fundamentar as nossas criticas em dados objectivos o que não me parece que tenha sido o caso.

Anónimo disse...

O anónimo quanto mais fala mais se percebe que o seu problema é a não convocatória de alguém que lhe é próximo(ou do próprio)e vai daí bota abaixo, ou então é um silples caso tão português de inveja sobre os outros. Certo, certo é que tem sido a partir do trabalho das Selecções Jovens que se tem visto recuperar para Espanha.
Esta taça é mais uma confirmação, mas espero que não seja o fim. Força Portugal

Anónimo disse...

Tenho estado calado a ler o que se tem escrito sobre este tema das selecções e fiquei preocupado pois tenho um filho que tem muitas capacidades e não joga nem no Benfica, Porto ou Barcalos e porque ainda é iniciado não vai poder ir ás finais four, como é que devo fazer para que possa ser escolhido pelo selecionador nacional se segundo o Stick & Bola é esse o critério de escolha? Por outro lado vi um atleta que se mudou para o Benfica e foi logo convocado para a selecção e quando jogava no Marinhense nem sequer era ele que aparecia nas observações e não esteve presente nas finais four. Por tudo isto diga-me como o posso ter num clube de top para que o meu filho consiga ser selecionado?

stick&bola disse...

De forma alguma foi afirmado que o único critério para se ser seleccionado era estar presente em finais-four. Depois quando diz que o seu filho é iniciado e por isso não pode estar em Finais-four, não se percebe o que quer dizer uma vez que as finais -four são para os escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores. O atleta a que se refere, não estando presente em finais-four, esteve contudo presente em 3 edições do Torneio Inter-Regiões ( Iniciados) tendo no Torneio de 2007 sido eleito para o "Cinco Ideal". Contrariamente ao que afirma, esse atleta esteve presente num estágio de observação ainda como jogador do Sp. Marinhense. Para além disso realizam-se anualmente estágios de observações de jogadores a nível distrital ( ao nível de todas as Associações) realizados pela D. Técnica Nacional. No ultimo estágio da Selecção de Juvenis para além de Porto e Benfica estiveram representados o Sesimbra, Mealhada, Turquel, A.Coimbra. Para o próximo estão convocados jogadores da Naval Setubalense, Sporting e O. Barcelos. Se acompanha também o hoquei nos diversos escalões, também terá oportunidade de se cruzar com diversos elementos do "staff" técnico da FPP.Não sou defensor de ninguém mas mais uma vez entendo que quando se fazem criticas elas devem ser fundamentadas e justas.