terça-feira, 12 de janeiro de 2010

S.L.Benfica - Sporting C.P. (Juniores)


Neste primeiro jogo de 2010 houve lugar a mais um "derby", o quinto desta temporada. Frente a um Sporting moralizado pelos últimos resultados obtidos com expressivas vitórias nesta derradeira fase do campeonato, a equipa do S.L. Benfica apresentou-se em ringue condicionada em diversos níveis. Para além das ausências de Pedro Henriques (lesão) e João Beja (ausente no estrangeiro), também o facto de João Rodrigues ter regressado cerca de três horas da Ilha do Pico representando a equipa principal e sobretudo a escassez de treinos realizados pela equipa nas últimas três semanas ( apenas três treinos), não permitiu que o Benfica estivesse nas melhores condições para defrontar um adversário com valor como o Sporting que naturalmente é completamente alheio a estes factos.
O Benfica tentou de inicio marcar a diferença e ganhar vantagem no marcador por forma a gerir depois o resultado. Até dispôs de duas grandes oportunidades nos minutos iniciais, com dois remates fortíssimos de Pedro Vaz, caprichosamente a baterem ambos no mesmo vértice da baliza leonina. Aos poucos o Sporting foi também começando a criar jogadas de perigo para as nossas redes. O primeiro tento foi para os leões aos 14 minutos mas no minuto seguinte o Benfica empata na sequência dum rápido contra-ataque em que Pedro Vaz assiste Diogo Alves para o capitão não perdoar. Depois duma fase inicial sem golos, houve uma fase de intensas alterações no marcador já que aos 17 minutos os visitantes marcam de novo num remate no coração da área encarnada mas na jogada de recomeço, João Rodrigues passa por diversos adversários e empata de novo a partida duas bolas , resultado com que se atingiu o intervalo.
O Benfica tentou no regresso ao ringue intensificar as suas acções ofensivas para liderar o marcador, situação que ainda não tinha ocorrido neste encontro. O Sporting, apercebendo-se do desgaste físico da equipa encarnada adoptou a estratégia de defender bem e priveligiar as saídas rápidas em contra-ataque. Foi assim que se adiantou no marcador aos 7 minutos e ampliou essa vantagem aos 12 minutos em duas jogadas idênticas de contra-ataque e em que os nossos jogadores não conseguiram recuperar. O desgaste físico ia-se acentuando e consequentemente também o discernimento mas a equipa benfiquista tentou sempre contrariar a tendência que o jogo estava a revelar. Aos 17 minutos Diogo Alves reduz a diferença na transformação dum livre directo a punir a 10ª falta de equipa do Sporting. O Sporting que continuou a dispôr de algumas situações de contra-ataque mas cada vez mais preocupava-se mais em segurar a vantagem que ainda detinha. Numa fase do encontro em que os encarnados tentavam tudo para chegar ao empate, também alguma infelicidade com mais três bolas a embaterem nos ferros da baliza verde e branca, o empate surgiu aos 21 minutos, com um rematede meia distância de Pedro Vaz, defendido pelo guardião leonino mas que Diogo Alves recargou vitoriosamente alcançando o empate. O S.L.Benfica ainda pressionou nos derradeiros minutos para tentar alcançar a vitória mas já não houve mais alterações no marcador até final do encontro.
Empate a quatro golos, um resultado que se aceita pelo que foram os 50 minutos do jogo, com ambas as equipas a repartirem fases de dominio do jogo, com o Sporting a ter tido na 2ª parte oportunidades para matar o jogo, mas uma equipa do Benfica que nunca desiste dum jogo por mais adversas que sejam as condições e que acabou a partida a pressionar o adversário ainda em busca da vitória. De referir ainda que foi uma partida com entrega de ambas as equipas sem quezílias desnecessárias.

O S.L.Benfica apresentou: João Coelho (GR); Pedro Vaz; Marco Gatinho; João Rodrigues (1); Diogo Alves (Cap)(3); Alexandre Silva; Tomás Silva; Diogo Dias; Tiago Gouveia e Diogo Rodrigues (GR).

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que a crónica está correcta mas o sporting também mandou bolas aos ferros e falhou golos que como diz poderiam ter matado o jogo. A haver um vencedor este seria o Sporting que teve um Gonçalo Alves em bom nivel.

Anónimo disse...

Diogo Alves...o homem do jogo!

Anónimo disse...

Vamos ao trabalho rapazes,com muitos treinos e com muita preparação física ,vamos voltar a ver o Benfica do inicio da temporada.Não vamos desanimar...nada está perdido.Naõ se esqueçam que alguns atletas estiveram muito tempo sem treinar...e o S.C.P também é uma boa equipa ,não é só um grupo de amigos,... viva o S.L.B

Anónimo disse...

Diogo alves podia ser um grande jogador se jogasse mais com e para a equipa....

Anónimo disse...

Não concordo quando dizem que o sporting merecia mais ganhar... o Benfica teve muito mais caudal ofensivo, o sporting defendeu e aproveitou o contra-ataque. A unica equipa deliberadamente ao ataque era o benfica...

Anónimo disse...

Mas o hoquei é um desporto colectivo em que existe contra-ataque, defesa e ataque...logo penso que viu mal o jogo caro ultimo anónimo...o Benfica na 2ª parte jogou mais ao ataque porque o SCP esteve quase sempre a ganhar..logo defendeu mais...na 1ª parte..foi mais equilibrado porque o resultado esteve quase sempre empatado..mas enfim..cada um faz a leitura que quer..o que conta é o resultado final...vitórias morais...não servem para ganhar titulos o que conta são os pontos!