quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Portugal - França / Campeonato Europeu Sub-17



Vitória muito sofrida, mas de grande demonstração de querer e de raça da nossa Selecção. Ainda não tinha decorrido um minuto de jogo e já os gauleses se tinham adiantado no marcador, com um remate forte e colocadíssmo a surpreender a equipa nacional. Os nossos joadores tinham mais posse de bola e conseguiam criar mais situaçõs de perigo mas os franceses com uma eficácia terrível conseguiam adiantar-se ainda mais no marcador com novo remate forte de meia distância, com cobertura deficiente da nossa defesa que permitiu o remate do adversário e impediu que João Coelho visse a bola sair do stick francês. Contudo na bola de saída João Souto lança João Beja que já dentro da área consegue finalmente inaugurar o marcador para as nossas cores. Aos 11 minutos Portugal dispõe duma oportunidade soberana para se adiantar no resultado através duma grande penalidade a punir a França por derrube a João Souto dentro da área, mas Telmo Pinto, que havia substituído João Silva, não conseguiu defeitiar o guardião tricolor. Mas um decorrido, Pedro Vaz recupera a bola no nosso meio ringue e segue em grande velocidade para a baliza francesa só com a companhia de Telmo Pinto , a quem já dentro da área adversária endossa a bola e este jogador obtém o tão merecido empate. Mas ainda antes do intervalo, os franceses mais uma vez numa jogada idêntica à dos golos anteriores voltam a adiantar-se no marcador deixando os portugueses , dentro e fora do ringue, no banco e nas bancadas à beira dum ataque de nervos, apesar da enorme confiança no valor desta equipa.
Para a 2ª parte o Seleccionador Nacional procedeu a mais duas alterações, entrando Diogo Rodrigues e César Fidalgo para os lugares de João Coelho e João Beja. Portugal manteve a mesma atitude de grande pressão ofensiva e ao mesmo tempo deixou de dar tanta liberdade aos jogadores franceses aquando da posse de bola.
A intensidade de jogo aumentou e logo aos dois minutos dispôs de um livre directo , mas João Souto depois de tirar o guardião francês do caminho, este ainda conseguiu recuperar a posição e efectuar mais uma defesa espectacular na sua grandiosa exibição. Só aos 8 minutos conseguimos empatar de novo o encontro por Pedro Vaz a corresponder a um passe dum colega já dentro da área francesa. Os franceses denotavam já um grande desgaste físico e os nossos jogadores pese embora a sua grande entrega não conseguiam adiantar-se no marcador apesar das diversas ocasiões de que dispuseram. Só finalmente a um minuto do final, Telmo Pinto dá
a reviravolta no resultado, limitando-se depois a equipa portuguesa a congelar a bola até ao apito final.
A nossa equipa teve de lutar muito e acreditar muito e sempre no seu valor para alcançar uma vitória depois de tantas dificuldades.
Portugal apresentou: João Coelho, Pedro Vaz (1), João Souto(Cap), João Silva, João Beja (1), Telmo Pinto (2), César Fidalgo, Gonçalo Alves, Diogo Rodrigues e ainda Bruno Fuzeta.
Amanhã a partida final da fase de grupos frente à Inglaterra às 17h15 (16h15 hora de Portugal).

Sem comentários: