segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Campeonato da Europa de Sub-17 - Portugal - Itália


Num pavilhão cheio de "Tiffosi" mas com uma claque portuguesa que nunca regateou apoio à sua Selecção , a final do Europeu de Sub-17 foi disputada num ambiente fantástico. A nossa equipa mais uma vez demonstrou a sua categoria e uma maturidade e personalidade fantásticas, não se deixando influenciar minimamente pelo ambiente ( só pelo apoio da ruidosa claque portuguesa) nem pela elevada envergadura fisica dos transalpinos. Desde cedo mostrou que estava em ringue para ganhar o campeonato, com trocas de bola muito seguras e rápidas e sempre com a ideia na baliza italiana. Os italianos apostavam sobretudo no confronto físico e na meia distância e aos 4 minutos depois dum bloqueio que atirou João Beja ao chão, os transalpinos conseguiram criar uma brecha na defesa lusa e com um remate forte Ghirardello coloca a Itália na frente. Uma vez mais em desvantagem ( tal como com a França e a Espanha) Portugal não abanou e foi para cima da Itália e três minutos decorridos, Pedro Vaz recupera uma bola na área portuguesa lança o nosso capitão João Souto pela tabela lateral que se consegue isolar e depois de driblar o excelente guardião italiano restabeleceu a igualdade. Portugal começava a dominar a partida de forma clara e aos 10 minutos, numa jogada a papel quimico dum golo com a França, Pedro Vaz ganha uma bola junto à tabela lateral, apanha os italianos em contrapé e em grande velocidade segue para a baliza italiana para assistir Telmo Pinto ao segundo poste para a reviravolta no marcador. A Itália acusa este golo e Portugal intensifica a pressão com jogadas de perigo sucessivas. Aos 13 minutos João Beja sofre falta na área adversária e João Souto na recarga da grande penalidade aumenta a vantagem lusa a dois minutos do intervalo e com uma exibição muito segura e categórica dos nossos rapazes.
A segunda metade trouxe um Portugal mais interessado em controlar a posse do esférico e evitar o confronto físico com os enormes jogadores da casa que por seu lado não conseguiam entrar na bem montada defesa portuguesa. O emoção só aumentou aos 9 minutos com o 2º golo italiano, um golo que nasce de forma esporádica e não decorrente duma pressão sufocante dos transalpinos.Aí a claque italiana acreditou que poderia haver uma oportunidade de pelo menos chegar ao empate e aumentou o apoio à sua selecção. A selecção portuguesa contudo, com grande tranquilidade continuava a controlar a partida de forma perfeita mas a 3 minutos do final do encontro, a equipa de arbitragem assinala uma grande penalidade contra Portugal e a emoção aumenta vertiginosamente. Mas Diogo Rodrigues efectua uma defesa fantástica com a mão direita e impede o empate. Foi o canto do cisne italiano já que a nossa selecção não permitiu mais nenhuma oportunidade aos adversários e controlou a partida e a posse de bola até ao apito final, conquistando de forma brilhante o Campeonato da Europa.
Numa campanha excelente e porque é sempre um momento histórico para o nosso hóquei, não podemos deixar de prestar homenagem a todos os elementos que contribuíram para esta vitória
do hóquei em patins português, deste dirigentes, técnicos, staff de apoio, jogadores, aos clubes , técnicos e colegas destes atletas bem como a todos os que ficaram a torcer à distância e que ao longo da competição e depois enviaram as suas mensagens de apoio e felicitações . É uma vitória de todos aquele que gostam muito do hóquei em patins e acreditam que o nosso hóquei pode continuar a lutar pelas vitórias internacionais.

Comitiva Portuguesa neste Europeu:
Chefe da Comitiva : José Carvalho
Director Técnico Nacional: Prof. Luis Sénica
Seleccionador Nacional: Prof. Jorge Lopes
Treinador Adjunto: Prof. Paulo Tina
Enfermeiro: Enfermeiro Patricio Melo
Mecânico: Herminio Carrilho
Nesta final alinharam orgulhosamente e bravamente por Portugal os seguintes Jogadores : Diogo Rodrigues (A.A.Coimbra); Telmo Pinto (F.C.Porto)(1); Pedro Vaz (S.L.Benfica); João Souto(F.C.Porto)(Cap)(2); João Beja (S.L.Benfica); João Silva (S.L.Benfica) e ainda Gonçalo Alves(Sporting C.P.), Bruno Fuzeta (G.D.Sesimbra); César Fidalgo(F.C.Porto) e João Coelho(S.L.Benfica).

Durante o campeonato não fizemos referência aos clubes dos jogadores porque acima de tudo era a Selecção de todos nós, de todos os clubes, espirito que todos os atletas souberam e deram o exemplo de como se deve colocar o interesse duma Nação acima de tudo. Acabada a competição não queremos no entanto deixar de prestar uma homenagem aos clubes dos nossos campeões.

7 comentários:

stick&bola disse...

Link da noticia no site oficial do S.L.Benfica: http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Hoquei/Noticias/noticiashoqueiempatins_hoqcampeuriopasub17_140908_39631.asp

Anónimo disse...

Parabéns aos "nossos" rapazes amigos.
Familia Vilela

Anónimo disse...

Obrigado amigo João Pedro Vaz pela paciência que evidenciou ao ter-me a par do que ia ocorrendo, com prejuizo seu em Roaming. Esta paixão é demasiado grande para que fiquemos indiferentes. Parabéns a todos.

Abraço pessoal

Gilberto Dias Borges

Anónimo disse...

Muitos parabens ao grupo que esteve tudo em itália,mas em especial aos meninos GRANDES do nosso S.L.B sempre em alta, o ceu é o limite...
Miguel

Anónimo disse...

Parabéns a todos e principalmente ao nosso contingente encarnado pela extraordinária conquista do titúlo máximo Europeu. Depois de terem conquistado brilhantemente o Nacional de Juvenis, sagram-se agora Campeões Europeus com uma invencibilidade de 100%, facto bem demonstrativo da vossa enorme categoria.
Para a formação do hoquei encarnado estes resultado são sem dúvida alguma indicadores do excelente trabalho que tem vindo a ser feito e fundamentalmente são altamente motivadores para todos aqueles que dia a dia trabalham em prole da formação.
Aos 4 jovens Campeões quero apenas acrescentar que devem ter a noção de que são cada vez mais referencias para os vossos colegas mais novos, pelo que a vossa responsabilidade será cada vez maior.
No entanto gozem ao máximo estes momentos que serão por certo inesqueciveis para o resto das vossas vidas.

Um grande abraço
José Carlos Gaspar

stick&bola disse...

Link do video do jogo da final do EuroBassano 2008 (Itália - Portugal): http://www.fihptv.it/video/Italia%20portogallo1.wmv

Anónimo disse...

Muitos parabens por esta grande conquista.

Aproveito para deixar aqui um link com varias fotos do euro:

http://picasaweb.google.com/eurohockeybassano2008