segunda-feira, 7 de julho de 2008

"Final-Four" de Juniores


Do sonho ao pesadelo..... Este talvez um título que poderia ilustrar o que foi esta "Final-Four" da nossa equipa de Juniores. Depois da vitória na 6ª feira frente ao H.C.Mealhada, o jogo de Sábado frente ao Gulpilhares era um jogo que poderia decidir o campeonato em caso de vitória dos nortenhos. O S.L.Benfica realizou nesta partida se não a melhor, uma das melhores exibições da temporada. Para além da capacidade individual dos seus jogadores, a equipa funcionou sempre como um bloco. A dar expressão a um dominio intenso desde o apito inicial, Diogo Rafael num remate à entrada da área aos 5 minutos coloca o S.L.Benfica em vantagem. O Gulpilhares estava completamente sufocado pela circulação de bola e pressão do Benfica. Aos 10 minutos numa recarga dentro da área o capitão João Filipe aumentava a vantagem. Os encarnados dominavam a partida sem que o adversário conseguisse esboçar uma reacção digna de registo. Mas embora continuasse a criar oportunidades, a eficácia deixou de ser a mesma e o S.L.Benfica não "matou" a partida quando teve oportunidades para isso. Aos 17 minutos num contra-ataque esporádico o Gulpilhares reduz num golo com alguma felicidade. Passados poucos minutos decorridos o golo do empate numa recarga e com o autor do golo a rematar quase de costas para a nossa baliza. A nossa equipa acusou o golpe e a injustiça de que revestia este empate e tornou-se um pouco ansiosa até ao intervalo.

Na 2ª parte, o S.L.Benfica retomou o nível da fase inicial do jogo e para além do dominio territorial e de posse de bola era a única equipa que criava oportunidades de golo, sem contudo as aproveitar o que se viria a revelar fatal. O jogo estava neste registo, quando a cerca de 7 minutos do final, um remate colocadíssimo de quase meio ringue coloca os nortenhos em vantagem. Se já o empate era injusto, a derrota era inacreditável. Os jogadores encarnados lançaram-se então na busca da vitória mas a 4 minutos do final num contra-atque o Gulpilhares aumenta a vantagem. O S.L.Benfica não desistiu e Diogo Rafael numa sticada fortíssima reduz para a diferença mínima. Já no último minuto não é validado um golo ao S.L.Benfica de forma muito polémica e com a vitória o título foi desde logo assegurado pela equipa gaiense. O S.L.Benfica perdia uma partida e um campeonato de forma inglória e cuja equipa que mais e melhor tinha feito por vencer a partida saía derrotada.

A equipa ontem frente ao F.C.Porto tentava assegurar o 2º posto, mas as marcas da derrota frente ao Gulpilhares e a forma como a mesma tinha ocorrido revelaram-se profundas no estado anímico dos jogadores. Foi o S.L.Benfica quem dispôs das melhores chances de inaugurar o marcador, através de jogadas individuais e colectivas, mas o mérito do guarda-redes adversário e a falta de discernimento na finalização impediram que tal acontecesse. Como não marcámos, o F.C.Porto nas primeiras oporunidades que dispôs marcou ( dois golos num minuto) e pouco depois marca o terceiro. Diogo Rafael ainda reduziria, mas o Porto ainda antes do intervalo repôs a diferença.

Na 2ª parte, a equipa à medida que o tempo ia passando a equipa ia acumulando erros sobre erros, com a desconcentração a ser quase total e permitindo que o adversário fosse somando golos atrás de golos. A anormalidade do resultado de 12-2, não espelha evidentemente a existência duma diferença desta ordem entre as equipas, mas foi bastante penoso assistir ao encerrar da época com uma exibição muitíssimo abaixo das capacidades da equipa e com um resultado tão negativo.

11 comentários:

Anónimo disse...

ALGUEM ME PODE DIZER O QUE ACONTECEU. Á NOSSA EQUIPA SLB QUE QUANDO VI O RESULTADO NEM ACREDITEI JOGARAM SEM GUARDA REDES?

Anónimo disse...

Uma estrela não faz o firmamento e ir buscar jogadores aqui e ali sem lhes dar alguma cultura própria também é má politica.

Anónimo disse...

Força malta não veio o caneco mas veio o orgulho de uma exelente época voces foram uns bravos mas as
finais por vezes tem destas coisas
de inglório e injusto, não vamos baixar a cabeça, força e determi-
nação para nova época que aí vem rumo a outra final for.
Um abraço de amizade e admiração.

João Coelho

Anónimo disse...

Parabens pelo percurso ate a final4
pelo que se le parece que o roubo tambem ja chegou aos juniores..para o ano chegara tambem aos juvenis..aos iniciados?

qq dia ha roubos nos infantis e nas escolas.

agora resta apoiar os infantis na final de tomar, e relembrar que a par do scp somos a unica equipa que pode somar 2 titulos nacionais na formação este ano.

Anónimo disse...

Estive presente na final four e assisti a todos os jogos. Relativamente à equipa do Benfica, sou da opinião que na primeira partida passou por dificuldades face à boa réplica do HCM, na partida com o Gulpilhares fez uma grande exibição mas o adversário foi mais forte (e duro) e na terceira deixou muito a desejar privilegiando sempre o individual em detrimento do colectivo.
Deixo agora algumas reflexões:
1º Que pena este modelo de competição que dá origem a que se verifique apenas um jogo entre o FCP e o SLB numa época e ainda por cima com tudo definido.
2º Que pena o comportamento das claques do Gulpilhares e do FCP que levaram a que nos jogos de 6ª (que acabou à 1 da manhã) e domingo (entre o Gulpilhares e o HCM) existissem confrontos físicos lamentáveis entre adeptos das claques "Super Gulpi" e "Super Dragões", num pavilhão com muitas crianças presentes.
3º A ausência de policiamento no 1º jogo da competição, que deu origem a todos estes "quid pro quos".

João Valente disse...

Depois de uma vitória suada na 6ª Feira o jogo de sábado contra o Gulpilhares foi dos melhores que vi a equipa praticar esta época. Pena foi não termos concretizado uma parte das oportuhidades que foram criadas pois a acontecer teríamos ganho com toda a justiça. Pena também a arbitragem que inclusivé nos anulou um golo limpo que reporia alguma verdade no marcador e daria outro alento para o jogo de Domingo. Assim o jogo com o Porto não teve história pois a força anímica era pouca.
No entanto não têem de se envergonhar de nada mas sim estarem cientes que cumporiram uma época à sua altura.
Parabéns a todo o grupo de trabalho e boas férias.
Um Abraço
JOÃO VALENTE

Anónimo disse...

Ainda dá para acrescentar:
- Que pena todos os jogos serem apitados por Árbitos de Associações do Norte;
- Que pena ser só um Árbito a ajuizar, com dificuldades de visão e sempre a apitar para o mesmo lado, jogos de uma Final Nacional;
- Que pena os ringues estarem sempre inclinados para o mesmo lado;
- Que pena estarem a conduzir esta modalidade até bater no fundo;

Quando será que entra uma lufada de ar fresco? Será que aqui também é preciso um apito dourado, apito final ou ou outro?

Anónimo disse...

E que se passou o ano passado em Castro Verde? Os árbitros eram do Norte?

Anónimo disse...

DESCULPEM LÁ QUANDO O SLB PERDE É SEMPRE CULPA DOS ARBITROS!! TALVEZ NÃO FICA-SE NADA MAL AOS JOGADORES SEREM UM POUCO MAIS HUMILDES QUANDO GANHAM SÃO OS MAIORES QUANDO PERDEM TEM SEMPRE DESCULPA!
JÁ VI MUITOS JOGOS, QUE CADA UM JOGA PARA SI SEJAM, HUMILDES PORQUE OS JOGOS NÃO SE GANHAM COM VEDETAS E SIM COM TRABALHO O TREINADOR AINDA NÃO VIU ISSO !!!!!

João Valente disse...

nÃO TEMOS DE ESTAR TODOS SEMPRE DE ACORDO UMS COM OS OUTROS, MAS é MUITO BONITO DARMOS A CARA PELAS NOSSAS IDEIAS E CONVICÇÕES. PORQUE SERÁ QUE QUEM DIZ MAL NUNCA SE ASSUMA MAS SE ESCONDE SEMPRE COM A MÁSCARA DE ANÓNIMO. GOSTARIA DE ENCONTRAR UMA EXPLICAÇÃO LOGICA PARA ESSE FACTO MAS NÃO CONSIGO!
João Valente

Anónimo disse...

12-2 não é engano? como é possivel?