segunda-feira, 6 de abril de 2009

Torneio Inter-Regiões 2009


Nunca a Selecção da A.P.Lisboa nos ultimos 5 anos esteve tão perto de conquistar o troféu Inter -Regiões como na edição deste ano, mas ainda não foi desta que os nossos jogadores conseguiram trazer o troféu. Depois de ter eliminado a Selecção da A.P.Porto nas meias-finais de forma clara e superior, todo o favoristismo recaía sobre o conjunto lisboeta para a final de ontem. Talvez esse favoritismo quase esmagador tenha funcionado ao contrário, em vez de trazer confiança à equipa, esta parece que acusou demasiado a pressão de ter de vencer. Mas as coisas nem podiam ter começado melhor para a equipa de Lisboa, já que logo no primeiro minuto de jogo, Tiago Jorge numa descida pelo corredor esquerdo assina o primeiro golo do encontro. Só que os jogadores minhotos nunca se perturbaram e sempre com grande tranquilidade e grande rigor táctico iam conseguindo ter mais posse de bola e jogar duma forma mais consistente. O conjunto da capital errava muitos passes e não conseguia tomar as rédeas do encontro, pontualmente criando perigo sobretudo através de jogadas individuais. Foi sem surpresa para quem estava a assistir ao encontro que o Minho empatou a partida numa jogada de insistência dentro da área de Lisboa, resultado com que se atingiu o intervalo.

Esperava-se que o regresso dos balneários trouxesse uma Selecção de Lisboa mais confiante e mais consistente, mas a partida manteve o cariz da etapa inicial e quando o Minho se adianta no marcador numa jogada idêntica à do primeiro golo, a grande surpresa começava a tomar uma forma mais real. A grande falange de apoio da Selecção de Lisboa não parava de incentivar os seus jogadores mas as coisas não saíam bem aos nossos atletas individual e colectivamente. Quando já poucos acreditavam, à entrada do derradeiro minuto uma bola recuperada pelos jogadores de Lisboa na extrema defesa minhota, permite a Guilherme Silva empatar o jogo e trazer ainda mais emoção a esta verdadeira final. O resultado manteve-se até final e mesmo após prolongamento não se registaram alterações, sendo necessário recorrer às grandes penalidades para encontrar o vencedor deste Torneio Inter- Regiões de 2009. Mais uma vez a Selecção de Lisboa marcou primeiro mas o Minho acabou por vencer , convertendo a derradeira grande penalidade.

Parabéns à Selecção do Minho pela vitória, por ter mostrado que apesar de serem praticamente os únicos a acreditar numa vitória, jogaram inteligentemente e estão de parabéns. Parabéns à Selecção de Lisboa pela boa campanha que fez e por mais uma vez ter atingido a final e por ter estado à beira do tão apetecido triunfo. Não foi possível desta vez, mas com a qualidade que os jogadores demonstraram muitas vitórias alcançarão ao longo das suas carreiras.

Uma palavra ainda para o facto de mais uma vez num Torneio Inter-Regiões se terem assistido a bons jogos de hóquei em patins, com pavilhões cheios numa afirmação de vitalidade na nossa modalidade de eleição. Também de assinalar o excelente trabalho efectuado pelo site "Mundo Ok", que duma forma absolutamente notável conseguiu o feito pioneiro de transmitir pela internet toda a edição do Torneio Inter-Regiões. Estão de parabéns todos os que trabalharam neste projecto e continuam a lutar pela divulgação do hóquei em patins.

7 comentários:

Anónimo disse...

Quero agradecer publicamente aos familiares e amigos do “Staff da A.P.Lisboa” pelos momentos inolvidáveis que me ajudaram a passar, tendo-se criado um verdadeiro espírito de família que se traduziu num apoio fantástico aos nossos jovens.
Foi para mim uma jornada histórica, onde nem a falta de estrelinha na final, consegue desvalorizar as excelentes recordações dos momentos passados.
Os meus parabéns á equipa e restante Staff pela extraordinária imagem que deixaram. Foram quanto a mim uns dignos representantes do hóquei que se pratica no nosso distrito.
Um grande abraço para todos, principalmente para aqueles com quem tive a oportunidade de conviver mais de perto nestes 4 dias tão intensos.
José Carlos Gaspar

FORÇA LISBOA

Anónimo disse...

no ano passado disseram que nao ganharam o inter regioes pq nao colocaram os jogadores do sporting....este ano jogaram os do sporting mas o resultado foi o mesmo....afinal como ficamos????

O minho foi um justo vencedor por tudo o que fez durante o torneio...

A lisboa...talvez falte um treinador isento, sem cor clubista ou ligado a algum clube.

Anónimo disse...

Quando não se ganha há sempre quem apareça a levantar criticas por isto, por aquilo ou aqueloutro. A verdade é que a equipa e o treinador foram os mesmos que venceram na véspera a forte Selecção da A.P.Porto. O Minho venceu com mérito mas Lisboa saiu de cabeça levantada. Há que continuar a trabalhar.

João Pedro Vaz

Anónimo disse...

alguem é capaz de me explicar o que é que o agulhas já fez pelo hóquei para ser o coordenador tecnico distrital???? muito mal vai este hoquei....

Anónimo disse...

É bom relembrar que a associação de Lisboa é a que tem mais praticantes na area da formação a nivel do pais.
Este ano foi reforçada por dois elementos vindos de outra associação onde participaram contra a de lisboa no ano anterior,onde um dos reforços foi uma mais valia este ano,pergunto onde está o verdadeiro trabalho de raiz nesta associação, falta de treinadores com competencia...organização entre clubes e associação...transição de Benjamins para Escolares...Que se trate da base para ser servida com qualidade.

Mendonça

Anónimo disse...

Não se compreende quando se convoca atletas para uma selecção se na hora critica só alguns jogam e mesmo esses desgastam-se sem realizar o melhor rendimento...Ou não são os melhores??? Será falta de confiança do treinador...Ou falta de argumentos perante o adversário.
Muito menos substituir quem rende mais ou não seria este o melhor eleito.
No jogo com A.P.Porto fomos superiores e dominadores com a felicidade e tudo o mais do nosso lado não quer dizer que todos os jogos possam ser iguais...

Mendonça

Anónimo disse...

Em jeito de reflexão, vou apenas fazer mais um comentário a este Inter-Regiões, onde em minha opinião existiram 2 situações que urgem ser rectificadas.
1º- Não me parece correcto que os principais jogos da prova, nomeadamente as meias-finais e final não contem para a votação da eleição do 5 Ideal da prova. Aprendi há muito que é nesses momentos que se vêem os grandes jogadores.
2º- Este novo modelo de competição teve logo á partida uma condicionante (um grupo só com 2 equipas), que desvirtuou totalmente a classificação final, na medida em que permitiu que a Selecção dos Açores, que apesar de ter apresentado uma melhoria significativa relativamente a anos anteriores somou por derrotas todos os jogos efectuados, obtivesse o 8º lugar á frente de Selecções como Leiria e Madeira que obtiveram vitórias.

Mais do que questionar as opções dos treinadores (depois das derrotas é muito fácil por em causa as opções e trabalho efectuado), penso que estas e outras questões são temas mais importantes de discussão.

José Carlos Gaspar