quarta-feira, 12 de maio de 2010

S.Alenquer e Benfica - S.L.Benfica (Juniores)


"A equipa encarnada que entra agora nos dois meses derradeiros da temporada, onde tudo se decide, tem de se preparar para estar no seu máximo nível de rendimento, por forma a superar os seus adversários numa fase da competição onde a margem de erro é diminuta. Os níveis elevados de concentração, empenho e determinação são fundamentais, trabalhando-se duro nos treinos para nos jogos se ter o rendimento máximo. Força Benfica ! "


Com este parágrafo finalizámos a crónica do jogo em Grândola, num alerta à navegação uma semana antes deste jogo em Alenquer , baseado na experiência de muitos anos ligado à modalidade. Infelizmente, máximo rendimento foi coisa que não existiu ao longo de todo o encontro e quanto aos níveis elevados de concentração ( também no decorrer de todo o jogo) , empenho e determinação numa fase inicial estiveram também ausentes da prestação da nossa equipa.

Na bola de saída o Benfica conseguiu criar uma situação de vantagem numérica na zona de finalização mas o golo não surgiu e na resposta o Alenquer abriu o activo perante a permeabilidade da defesa encarnada. Numa fase ainda precoce da partida a vantagem era para equipa da casa com o o S.L. Benfica a tentar o empate, mas com o Alenquer a responder muito bem em termos defensivos e em situações de posse de bola a conseguir chegar à baliza encarnada aproveitando uma grande descoordenação e desconcentração da nossa equipa. Aos 7 minutos novo golo de contra-ataque para a equipa da casa e no minuto seguinte, nova petrificação da defensiva do Benfica a permitir uma entrada desde a tabela lateral até à baliza por parte dum avançado da formação da casa. Aos 8 minutos e com uma desvantagem de 3 golos o alarme tocou.

O S.L.Benfica passou a exercer maior pressão no ataque e aos 11 minutos dispôs duma grande penalidade que Pedro Vaz não conseguiu transformar mas ainda no período de "power-play" o mesmo jogador reduz a diferença num potente remate à entrada da área. O primeiro golo apareceu finalmente mas uma falta de energia eléctrica interrompeu a partida por alguns minutos. Após o recomeço da partida, o Benfica continuou a pressionar um Alenquer que recuou um pouco também a jogar com a vantagem no marcador e aos 21 minutos numa jogada rápida, Diogo Alves assiste Pedro Vaz para o segundo golo do Benfica. Com o encostar no marcador ainda antes do intervalo , o panorama melhorava para o S.L.Benfica, mas o adversário manteve sempre uma boa atitude e no minuto seguinte mais uma clamorosa falha defensiva, com o choque de 2 jogadores do Benfica, permite a um jogador do Alenquer caminhar sozinho para a baliza e repôr a vantagem do Alenquer para 4-2. Foi com este resultado que se atingiu o intervalo.

Com 25 minutos ainda pela frente, tudo era possível mas não se afigurava fácil. Para além do mérito e da determinação da equipa da casa, a desvantagem no marcador, o piso sempre dificil e sobretudo o rendimento da equipa do Benfica quer em termos individuais quer em termos colectivos teriam de ser melhorados para que a reviravolta pudesse acontecer. Aos 7 minutos reduzimos por João Beja no coração da área assistido por Pedro Vaz. Mas uma terrível falha de marcação permite uma vez mais ao Alenquer aumentar a vantagem aos 9 minutos. Também a sorte não estava a ajudar uma vez que nas vezes em que o Benfica reduzia para a vantagem minima no marcador logo de seguida sofria novo golo. Logo de seguida, aos 10 minutos, novo golo da formação da casa na transformação dum livre directo a punir a 10ª falta de equipa do Benfica.

À nossa equipa competia ir à procura do resultado, pressionando o adversário, mas a falta de discernimento e as brechas na defesa provocadas na sua defensiva por via dessa pressão foram bem aproveitadas pelo adversário que aos 14 minutos eleva a contagem numa jogada de contra-ataque. Até final foi um Benfica totalmente desinspirado atrás do prejuízo frente a um Alenquer superconfirante a controlar a partida. Até final mais dois golos, uma para cada equipa, já nos derradeiros minutos do encontro a fecharem o marcador final em 8-4.

Vitória justa da equipa da casa, onde toda a equipa esteve muito bem alicerçada numa fantástica exibição do seu guarda-redes, com um S.L.Benfica em dia "não", onde os minutos iniciais de total ausência, condicionaram a prestação de todo o encontro.

Foi a 1ª derrota da época, ao fim de 30 jogos oficiais e portanto também não há que dramatizar a situação. Numa equipa habituada a vencer, uma derrota tem um sabor muito amargo, mas é ao mesmo tempo uma grande lição se formos humildes e tirarmos os devidos ensinamentos. Volta a fazer todo o sentido o parágrafo final do jogo grente ao Grândola e que colocámos no inicio deste comentário, agora com um exemplo práctico do que queríamos transmitir.

A confiança nesta equipa é total, não se perderam qualidades de um dia para o outro, mas quando não se tem o máximo rendimento frente a adversários de qualidade, os maus resultados podem surgir. Acreditamos em vocês .

Jogaram pelo S.L. Benfica : Pedro Henriques (GR); Diogo Dias; Pedro Vaz (2); Marco Gatinho(1); Diogo Alves (Cap); João Beja (1); Tomás Silva; Alexandre Silva; Tiago Gouveia e João Coelho (GR).

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida temos confiança plena nos nossos atletas,que com tantas alegrias nos tem brindado.
Foi um dia menos bom, só isso...
JUNTOS,JUNTOS...São os melhores,não estou a falar de cor,as provas estão dadas.
Portanto meus amigos, nós estaremos sempre convosco,nos bons e especialmente nos maus momentos.
A FAMILIA é isto,dár para receber.Portanto a família Benfiquista está já no
Sábado pronta para vos apoiar...Um abraço a todos,atletas e equipa técnica .

Anónimo disse...

Atenção Senhor Vaz,a falha de energia ocorreu no momento em que entrava no pavilhão,e o marcador registava 3-0 para a equipa da casa.
Só esse pequeno reparo,na minha opinião os nossos "miúdos" entraram em campo demasiado descontraídos,preocuparam-se mais com a arbitragem do que com o próprio jogo,e por acréscimo,os 3 melhores jogadores do Alenquer estavam no seu dia "sim",e atenção ao Gr deles,demonstrou uma enorme qualidade na baliza,um dos melhores do campeonato sem dúvida,e a um dos jogadores de campo se não estou em erro tinha na camisola o 8,este miúdo é bastante bom,qualidades a estes dois não faltam,atenção a eles.Mas esperemos que tenha sido apenas um dia mau,a Águia vai voltar aos seus grandes voos já contra o Sporting.
Força Benfica!