terça-feira, 15 de junho de 2010

S.L. Benfica - H.C. Turquel (Juniores)


Há três semanas atrás, após a derrota em Turquel muitos vaticinaram o afastamento do S.L.Benfica da "Final-Four" de Juniores. Ainda na crónica desse jogo deixámos aqui a mensagem de que embora a equipa não dependesse exclusivamente dos próprios resultados, pelo conhecimento que temos do valor da nossa equipa e pela garra e determinação de verdadeiros campeões não se iriam entregar, fazendo as contas apenas no final.

Necessitando obrigatoriamente de vencer um H.C. Turquel já apurado a equipa do Benfica necessitava igualmente que o competidor directo pelo apuramento, o Sporting, não conseguisse obter qualquer ponto em Alenquer, pelo que para além da concentração quase total na dificil partida da Luz, os ouvidos iam estando a acompanhar a evolução do marcador em Alenquer.

O Benfica entrou bem na partida a querer tomar conta do jogo desde o inicio, frente a um adversário tranquilo mas de qualidade e com quem não se pode baixar os níveis de concentração. O primeiro golo do jogo sucedeu aos 9 minutos por Tomás Silva numa recarga dentro da área, vantagem que o Benfica já justificava. Contudo aos 17 minutos, numa saída rápida em contra-ataque o Turquel reduziu através do ex-benfiquista Paulo Passos. Mas ainda antes do intervalo, aos 21 minutos , o Turquel dispõe dum livre directo que não converte e logo de seguida também de contra-ataque Tomás Silva assistiu Alexandre Silva que colocou de novo o Benfica na frente do marcador. Foi com este resultado de 2-1 favorável aos encarnados que se chegou ao intervalo e também com a ótícia que o Alenquer estava a vencer por 2-0.

O segundo período começou practicamente com o terceiro golo do Benfica uma vez que na sequência da jogada de saída , João Rodrigues intercepta a bola a meio ringue e caminha isolado para a baliza contrária sendo derrubado já na área do Turquel. O mesmo João Rodrigues converte a correspondente grande penalidade e dilata a vantagem do Benfica. No entanto o Turquel não baixava os braços e aos 8 minutos, de novo Paulo Passos reduz a diferença no marcador. Também de Alenquer chegavam as noticias que o Alenquer depois de estar a vencer por 3-0 , essa diferença tinha sido encurtada pela equipa leonina para 3-2 e a ansiedade aumentava um pouco nas bancadas. Mas aos 15 minutos, João Rodrigues colocava de novo a diferença em 2 golos e no minuto seguinte Diogo Alves a passe de Tomás Silva marcava de novo, dando mais tranquilidade à nossa equipa e aos seus apoiantes. Só que no minuto seguinte, outro ex-jogador do Benfica, João Silva, num remate potente fora da área reduz para 5-3. A marcha do marcador de Alenquer acompanhava a da Luz e o resultado nesta altura do jogo era igual, quando faltam apenas alguns minutos para o fim de ambas as partidas. Aos 22 minutos, João Beja depois de ultrapassar um adversário na área visitante é derrubado e é assinalada a respectiva grande penalidade que uma vez mais João Rodrigues converte com sucesso. Até final a preocupação foi mais de gestão do resultado que terminou num 6-3 favorável ao Benfica. Foi necessário aguardar alguns minutos após o final da nossa partida para saber o resultado final do Alenquer-Sporting que tinha começado ligeiramente mais tarde e quando se soube da vitória do S.Alenquer e Benfica por 6-3, foi naturalmente com alegria que se festejou o apuramento do S.L. Benfica para a "Final-Four" de Bragança.

Ao longo de toda a temporada, alguns jogos foram ganhos já na parte final dos mesmos, em situações que a equipa não tinha estado ao seu melhor nível mas que fruto dos seus hábitos de vencer e lutar sempre até final acabou por conseguir superar os seus adversários. Mas esta experiência de numa fase de apuramento tão curta, apenas 6 jogos, em que a equipa chegou ao final da 1ª volta sem qualquer ponto e ainda se conseguiu qualificar, prova que os jogos e os campeonatos só terminam de facto no último segundo e que nunca se pode atirar a toalha ao chão. Foi uma experiência muito desgastante a todos os níveis embora com um final feliz.
A duas semanas da tão desejada presença na "Final-Four", há que reflectir em tudo o que correu menos bem para corrigir, unir ainda mais todo o grupo num só objectivo e partir para Bragança conscientes do valor de toda a equipa a nível individual e sobretudo colectivo com o reforço de confiança que esta qualificação obtida em cima da meta trouxe. Muitos parabéns a toda a equipa.

O Prof. Carlos Pires fez alinhar neste encontro: Pedro Henriques (GR); Tomás Silva (1); Alexandre Silva (1); João Rodrigues (1); Diogo Alves (Cap) (1); João Beja;Diogo Dias; Marco Gatinho; Pedro Vaz e João Coelho (GR).

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ! Muito trabalho e confiança para trazer a Taça.

Anónimo disse...

Embora não tenha acompanhado os vossos 3 ultimos jogos - com muita pena minha, gostaria de vos dar a todos vós os parabéns porque acreditaram que se deve lutar sempre até ao fim para se conseguir atingir os nossos (vossos) objectivos.
Agora é preparar com todo o saber os 3 jogos que faltam (F4)

João Beja -- Senior - Luanda

Anónimo disse...

o jogo em alenquer não começou nada mais tarde....Comentário ao jogo feito á medida do freguês que escreve escreve porque ganhou

stick&bola disse...

O jogo de Alenquer começou e terminou "ligeiramente" mais tarde que o da Luz , porque tal como as pessoas do Sporting iam tendo informações do que se passava na Luz, também as pessoas do Benfica iam tendo informações do resultado e do tempo de jogo de Alenquer. Se o ilustre anónimo não gosta do que está escrito por este freguês tem sempre um bom remédio que é não ler o que está escrito neste blogue e nem sequer o visitar. É uma opção sua.

João pedro Vaz

Anónimo disse...

Realmente há pessoas que não têm o minimo de bom senso. Qual é o mal de se dizer que o jogo do Sporting começou um pouco mais tarde? Diz esse comentário que a crónica do jogo foi escrito assim porque o Benfica ganhou. E o comentário desjustado não foi escrito porque perdeu? Com muita azia à mistura?
Talvez se não tivessem festejado tanto antes de tempo a azia não fosse tão grande. Também fica a lição que só se deve festejar depois de termos ganho e temos de respeitar sempre todos os adversários, coisa que não fizeram nem com o Alenquer nem com o Benfica.

Força para a Final rapazes!

CM

Anónimo disse...

Por muito que este freguês escreva, nunca vai conseguir escrever nem 1/3 daquilo que os SRS. DO TOJAL escreveram na semana passada.
Realmente não é com escrita nem com foclore que se atingem os objectivos, antes com muito trabalho, suor e humildade.
Força rapazes, depois deste tão dificil como merecido e saboroso apuramento, é hora de reunir e unir cada vez mais o grupo.

O Título está perfeitamente ao vosso alcance.

Anónimo disse...

Este freguês...
Será que isto merece resposta?
Certamente não,mas outras coisas ,SIM.
Como amante da modalidade,Benfiquista e preocupado com a maneira como se escreve,tenho a dizer que este "freguês"sabe escrever em português correcto,podemos gostar ou não daquilo que ele escreve(mas isso é outra coisa,só aqui vem quem quer)ao contrário de outros.Li comentários de atletas do Sporting (no seu próprio espaço),mas que vergonha,andam estes meninos na Universidade...
A vida não é só jogar, temos que aprender outras coisas,nomeadamente a escrever.Isto não é só para os sport.é para todos ,de uma maneira geral todos escrevem mal,por acaso eu estou a dar este exemplo,amanha será outro.
Não se percam com coisas banais,o Benfica ganhou com mérito o Sporting perdeu.Para o ano logo se verá...Todos os anos é assim!
Até Bragança.