segunda-feira, 5 de julho de 2010

Final de Época dos Juniores


Uma semana decorrida depois da "Final-Four" de Bragança, para tentarmos escrever umas linhas sobre essa jornada de forma mais tranquila, continua a ser dificil fazê-lo sem contrariarmos uma dos principios deste blogue que é o de não dar importância aqueles que maltratam a modalidade e a verdade desportiva.

A jornada de 6ª feira teve dois jogos muito emocionantes, com um Gulpilhares -Turquel sempre muito disputado e com um final dramático, com um empate a 7 golos a 10 segundos do final o Gulpilhares a sair para um contra-ataque para tentar a vitória, o Turquel recupera a bola e consegue marcar no último segundo e vence por 8-7.

O segundo encontro da noite opôs os dois princpais candidatos Benfica e Porto, com os encarnados a marcarem na 1ª parte e a colocarem-se em vantagem, forte resposta do Porto, mas o Benfica a controlar a partida. Algumas situações de sufoco junto à baliza encarnada onde uma exibição memorável de Pedro Henriques ia segurando a vitória, apesar de algumas situações claras de golo alcançadas pelos nossos jogadores. O lance que decide o jogo e o campeonato é um livre directo assinalado contra o S.L.Benfica a 19 segundos do fim da partida e que dá o empate final de 1-1. Não fazemos qualquer comentário sobre o referido lance, mas cada um que faça a sua análise no video que circula no Youtube e Facebook.

A segunda jornada abriu com um Turquel - Benfica , que os encarnados venceram por 10-5, com uma oposição forte da equipa leiriense mas em que o S.L. Benfica com o passar do tempo foi consolidando uma vitória incontestável. De seguida realizou-se o encontro entre as equipas nortenhas, com uma anormal goleada por 18-2 favorável ao F.C.Porto ( resultados anteriores com vitórias do Porto por 6-0; 7-2 e 4-2 e uma vitoria do Gulpilhares no primeiro confronto entre ambas as equipas por 6-2).

Tudo se decidia assim na jornada de Domingo , sabendo-se de antemão que o S.L. Benfica teria de aplicar uma goleada estrondosa ao Gulpilhares para assegurar o título. Com a vitória do F.C.Porto sobre o Turquel por 9-3 o Benfica entrou em ringue a necessitar de vencer por 18 golos de diferença, o que era uma missão practicamente impossível. No entanto os nossos rapazes com o cansaço acumulado de dois jogos muito desgastantes e ainda com a pressão enorme de vencer por 18 golos de diferença tudo fizeram e lutaram até à exaustão contra tudo e todos para conseguir esse objectivo. É evidente que jogando de forma tão declaradamente ofensiva foram abertos espaços na defesa encarnada que a revigorada equipa do Gulpilhares foi aproveitando também para marcar vários golos. O resultado de 17-11 favorável ao Benfica é também um resultado fora do comum, em que a nossa equipa bastante extenuada jogou com uma alma enorme para lutar até ao último segundo por um resultado favorável, embora com pouco discernimento.

Parabéns ao F.C.Porto pelo título e pela excelente equipa que possui, constituída por 7 jogadores internacionais e com vários títulos no currículo e parabéns também ao H.C. Turquel pela excelente prova realizada.

Como dissemos na crónica dos Iniciados, o título nacional é sem dúvida um objectivo muito desejado mas não se pode fazer o balanço de uma prestação e duma temporada apenas pela obtenção ou não de um troféu. A equipa de Juniores do S.L.Benfica prestigiou a modalidade, o Clube e todos os que acompanham de perto esta equipa têm todos os motivos para se orgulharem do que os nossos rapazes fizeram . Os próprios atletas saem mais jogadores, mais fortes, mais capazes e mais determinados a prosseguirem o seu percurso na formação e outros para iniciarem as suas carreiras definitivamente nos Seniores. Um abraço forte a toda a equipa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma experiência inesquecivel, esta temporada no Benfica.
Chegar numa fase de transição, de grandes mudanças não é fácil, principalmente quando é dificil esquecer quem sai, por este ou aquele motivo, até porque ninguém sustitui ninguém.
Começando pela equipa técnica, passando pelos jogadores que saíram, é gratificante para quem chega, saber que aqueles que partem são "lembrados" com carinho.
É gratificante para quem entra saber que um dia, quando chegar a sua hora, também assim poderá ser.
Mas, para que isso seja possivel, existe algo que nos compete a nós pais e aos nossos filhos atletas fazer...
Dar tudo o que temos ao clube que nos recebe, seja ou não do nosso coração.
Havendo esta entrega, ganhamos todos e ganha o hóquei em patins.
É com orgulho que devo dizer OBRIGADO.

Aos atletas e equipa técnica;

É óbvio que nem tudo correu na perfeição, até porque isso não acontece em nenhum outro lado, nem nos gigantes clubes de futebol do mundo, mas podem-se orgulhar do trabalho que fizeram.
Infelizmente, terão também de aprender que vivemos num país onde a modalidade que elegeram, está recheada de pessoas pouco honestas que brincaram com o vosso trabalho da mesma maneira como brincam com muitos outros jogadores e clubes, ao longo de cada ano desportivo.
Não pensem que são unicos e que o mal está em vós ou no clube que representam.
Foi injusto não terem festejado aquele titulo de campeões nacionais que os "comprometidos" dirigentes tinham para "entregar", mas ganharam o CAMPEONATO DO MUNDO da entrega, da abnegação e generosidade que nunca vi em toda a vida, mesmo sabendo vós, que os dados estavam viciados desde o ultimo minuto do primeiro jogo, quando acabou a verdade desportiva.
De louvar.
Um dia, a justiça será feita acreditem, para vós de uma forma para os "outros" de outra, quem sabe já no próximo ano.

Aproveito também para felicitar os atletas e familiares do FCP que não mereciam ter sido tratados daquela maneira vergonhosa que para eles tinha sido cozinhada e acredito nada fizerem para tal e desconheciam por completo.
Acredito que viajaram para Bragança com o mesmo espirito e vontade que as restantes equipas.
Valem muito mais e sózinhos tinham mais do que valor para discutirem e ganhar o titulo de uma forma "limpa".
Acredito que lá bem no fundo estarão tão ou mais revoltados que os nossos jogadores.
Se custa perder daquela forma, deve custar muito mais ganhar sem verdade, porque são humanos e sentem mais e melhor do que ninguém.

Boas férias a todos

Helder Silva

Anónimo disse...

Nem as indecorosas vergonhas que vos roubaram o título de campeões nacionais beliscam o orgulho que o Glorioso S.L.Benfica tem nesta equipa. A acompanhar o jogo à distância pela Turquel TV assistimos à abnegação em todos os jogos dos nossos jogadores. Parabéns a todos.
Muitas felicidades a todos os que saem do Benfica e a todos os que continuam vamos estar sempre ao vosso lado porque vocês merecem tudo.

CM

David Silva disse...

"Vergonha" "uma vergonha". fiz parte do futebol, fiz parte do voleibol, mas nunca tinha assistido a tal "cozinhado" como o que presenciei na final entre 4equipas para apurar o campeão nacional de juniores de hoquei em patins, disputado em bragança. Penso até que os atletas do FCPorto, teriam a possibilidade e seriam mais "felizes" se ao receberem a taça, simbolo de campeão nacional, olhassem para as bancadas, e vissem os apoiantes de vencidos e vencedores a aplaudir, no caso só viram os pais e alguns comprometidos, porque meia dúzia de "entendidos" estragaram o que deveria ter sido bonito.
Não vou falar, do tal livre directo, a 19s do final, porque decorreu num ponto do ringue que poucos puderam observar, mas depois de conversar com atletas de "varios clubes" foi suficiente para ficar com uma ideia..., mas falo do "manuseamento" do resultado no encontro do Turquel vs Benfica e do "impedimento" no dilatar do resultado no Gulpilhares vs Benfica, excelentemente controlados por dois indivíduos que que lhes chamavam "arbitro".
Um enorme aplauso a todos os atletas dos 4 clubes porque foram grandes na dignidade e na entrega, sempre fora dos "extras".
Não sou profundo conhecedor do hoquei, mas pergunto, quem são aqueles "ir"responsáveis que estavam a comamdar a final?
Aos pais dos atletas do Benfica, que sempre mantiverem uma postura de grande nível, contra todas as atrocidades que lhes cometiam, eu ao contrário "passei-me" por isso peço desculpa pelos palavrões insultuosos que dirigi em tom alto aos tais "meia dúzia", embora a vontade fosse saltar para o ringue...,
Atletas do benfica, para mim voces foram os unicos campeões porque souberam superar tudo.

Grande abraço aos pais, especialmente aos que convivi.

David

Anónimo disse...

O video da vergonha está disponivel no youtube e já foi visto por perto de 300 pessoas.
Já agora quem souber os nomes dos árbitros...

http://www.youtube.com/watch?v=HczcAl7ZAFE

Anónimo disse...

"Vergonha" sim "vergonha" o cozinhado com vários ingredientes TODOS Nortenhos. Os nomes dos árbitros (a confirmar) serão ambos de apelido Pinto no que concerne ao Porto - Benfica.
"Vergonhoso" foi também o cozinhado entre Gulpilhares e Porto no resultado desajustado de 2 - 18.
Foi pena que o Povo de Bragança assistisse a esta atitude desportiva que aos seus desportistas em geral NADA ensinou.
À poderosa equipe do FC do Porto NINGUÉM tira mérito.
À do Gulpilhares também não, à de Turquel muito menos,
O Título Nacional ao Benfica deixaria "azia" a menos de meia dúzia, não mais do que isso.