terça-feira, 13 de julho de 2010

Selecção Nacional de Sub-17 - Estágio Final


Foi anunciado no passado Sábado o lote de 12 jogadores convocados pelo Seleccionador Nacional , Prof. Jorge Lopes para integrarem o 1º Estágio Final de preparação da Selecção Nacional de Sub-17 com vista à conquista do Tri-Campeonato Europeu da categoria, que se realiza em Nothampton, Inglaterra, de 30 de Agosto a 4 de Setembro.

Este 1º Estágio Final vai decorrer de 2 a 7 de Agosto em V.N. Foz Côa, à semelhança do ano passado e dele sairá o lote final dos 10 atletas que terão a responsabilidade e também o orgulho de mais uma vez tentarem trazer para Portugal o ceptro europeu.

O guarda-redes do S.L.Benfica Diogo Rodrigues, que integrou todos os estágios realizados este ano, faz uma vez mais parte dos convocados, ele que já no ano transacto integrou também o estágio final mas acabou por ficar de fora das opções do Seleccionador para o Campeonato da Europa. Fazemos votos que este ano possa integrar o grupo final, sendo para isso necessário muito trabalho, empenho e dedicação uma vez que a concorrência para este lugar específico é sem dúvida muito forte.

A todos os 12 jogadores convocados, desejamos muita sorte e que consigam criar uma equipa muito forte para que o objectivo da renovação do título possa ser alcançado uma vez mais pelo nosso país.

Lista dos Convocados:

O.C. Barcelos: Rodolfo Cabral (GR) e Hélder Nunes
F.C.Porto: Pedro Guimarães (GR) , Miguel Costa, Pedro Cerqueira e Xavier Cardoso
A.D.Sanjoanense: Afonso Santos
F.C.O.Hospital: Tiago Jorge e Alexandre Marques
S.L. Benfica: Diogo Rodrigues
C.D.P. Arcos: André Ferreira
Sporting C.P. : Diogo Neves

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Final de Época dos Juniores


Uma semana decorrida depois da "Final-Four" de Bragança, para tentarmos escrever umas linhas sobre essa jornada de forma mais tranquila, continua a ser dificil fazê-lo sem contrariarmos uma dos principios deste blogue que é o de não dar importância aqueles que maltratam a modalidade e a verdade desportiva.

A jornada de 6ª feira teve dois jogos muito emocionantes, com um Gulpilhares -Turquel sempre muito disputado e com um final dramático, com um empate a 7 golos a 10 segundos do final o Gulpilhares a sair para um contra-ataque para tentar a vitória, o Turquel recupera a bola e consegue marcar no último segundo e vence por 8-7.

O segundo encontro da noite opôs os dois princpais candidatos Benfica e Porto, com os encarnados a marcarem na 1ª parte e a colocarem-se em vantagem, forte resposta do Porto, mas o Benfica a controlar a partida. Algumas situações de sufoco junto à baliza encarnada onde uma exibição memorável de Pedro Henriques ia segurando a vitória, apesar de algumas situações claras de golo alcançadas pelos nossos jogadores. O lance que decide o jogo e o campeonato é um livre directo assinalado contra o S.L.Benfica a 19 segundos do fim da partida e que dá o empate final de 1-1. Não fazemos qualquer comentário sobre o referido lance, mas cada um que faça a sua análise no video que circula no Youtube e Facebook.

A segunda jornada abriu com um Turquel - Benfica , que os encarnados venceram por 10-5, com uma oposição forte da equipa leiriense mas em que o S.L. Benfica com o passar do tempo foi consolidando uma vitória incontestável. De seguida realizou-se o encontro entre as equipas nortenhas, com uma anormal goleada por 18-2 favorável ao F.C.Porto ( resultados anteriores com vitórias do Porto por 6-0; 7-2 e 4-2 e uma vitoria do Gulpilhares no primeiro confronto entre ambas as equipas por 6-2).

Tudo se decidia assim na jornada de Domingo , sabendo-se de antemão que o S.L. Benfica teria de aplicar uma goleada estrondosa ao Gulpilhares para assegurar o título. Com a vitória do F.C.Porto sobre o Turquel por 9-3 o Benfica entrou em ringue a necessitar de vencer por 18 golos de diferença, o que era uma missão practicamente impossível. No entanto os nossos rapazes com o cansaço acumulado de dois jogos muito desgastantes e ainda com a pressão enorme de vencer por 18 golos de diferença tudo fizeram e lutaram até à exaustão contra tudo e todos para conseguir esse objectivo. É evidente que jogando de forma tão declaradamente ofensiva foram abertos espaços na defesa encarnada que a revigorada equipa do Gulpilhares foi aproveitando também para marcar vários golos. O resultado de 17-11 favorável ao Benfica é também um resultado fora do comum, em que a nossa equipa bastante extenuada jogou com uma alma enorme para lutar até ao último segundo por um resultado favorável, embora com pouco discernimento.

Parabéns ao F.C.Porto pelo título e pela excelente equipa que possui, constituída por 7 jogadores internacionais e com vários títulos no currículo e parabéns também ao H.C. Turquel pela excelente prova realizada.

Como dissemos na crónica dos Iniciados, o título nacional é sem dúvida um objectivo muito desejado mas não se pode fazer o balanço de uma prestação e duma temporada apenas pela obtenção ou não de um troféu. A equipa de Juniores do S.L.Benfica prestigiou a modalidade, o Clube e todos os que acompanham de perto esta equipa têm todos os motivos para se orgulharem do que os nossos rapazes fizeram . Os próprios atletas saem mais jogadores, mais fortes, mais capazes e mais determinados a prosseguirem o seu percurso na formação e outros para iniciarem as suas carreiras definitivamente nos Seniores. Um abraço forte a toda a equipa.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

"Final-Four" de Juvenis


Termina também este fim de semana a temporada para o escalão de Juvenis com a disputa da "Final-Four" do campeonato nacional em Alenquer. Uma final muito competitiva, com todas as quatro equipas, O.C. Barcelos, F.C. Oliveira do Hospital, C.D.P. Arcos e Sporting C.Portugal a partirem com legitimas aspirações para a conquista do título. Sem dúvida que vão ser três dias com partidas muito disputadas e de boa qualidade face ao valor de todas as formações. Mais uma vez deixamos aqui os votos de que seja uma boa jornada de divulgação da modalidade e que os protagonistas sejam apenas os jogadores.

Boa sorte para todas as equipas!

Calendário:

6ª Feira:
OC Barcelos 5 - Sporting CP 6 às 20h
CD Paço Arcos 9 - FC Oliveira do Hospital 5 às 21h30

Sábado:
Sporting CP 6 - CD Paço de Arcos 5 às 16h
FC Oliveira do Hospital 4 - OC Barcelos 1 às 17h30

Domingo:
Sporting CP 5 - FC OLiveira do Hospital 5 às 16h
OC Barcelos 1 - CD Paço de Arcos 2 às 17h30
Sporting C.P. Campeão Nacional 2009/10

"Final-Four" de Infantis


Disputa-se a partir de hoje em Alcobaça a "Final-Four" do campeonato nacional de Infantis, com a participação da formação minhota da A.D.B. Campo, do F.C. Porto e das equipas lisboetas do C.D.P. Arcos e do H.C. Sintra. Ao fim duma época muito desgastante, estes jovens hoquistas tudo farão para conquistar o troféu, embora só uma equipa o possa fazer. De qualquer modo é já um feito notável para todos estarem presentes nesta fase decisiva da prova e deixamos aqui os votos de que tudo decorra com o maior "fair-play", grande entrega e bons desempenhos de todos os intervenientes.

Calendário:

6ª Feira:
A.D.B. Campo 2 - H.C. Sintra 5 às 20h
F.C.Porto 3 - C.D.P. Arcos 4 às 21h30

Sábado:
H.C.Sintra 2 - C.D.P. Arcos 2 às 16h
F.C.Porto 3 - A.D.B. Campo 4 às 17h30

Domingo:
H.C. Sintra 6 - F.C.Porto 3 às 16h
A.D.B. Campo 5 - C.D.P. Arcos 11 às 17h30

C.D.P. Arcos Campeão Nacional 2009/10.