quinta-feira, 31 de julho de 2008

Férias


Como dissemos no "post" de abertura deste blogue, há quase um ano atrás, este blogue foi criado para divulgar a actividade das diversas equipas dos escalões de formação do S.L.Benfica. É um projecto totalmente independente da Secção e de cariz absolutamente amador e pese embora a colaboração de algumas pessoas amigas também é realizado de forma unipessoal. Como em qualquer projecto desta natureza, a cobertura não é a desejada mas a possível e sempre com falhas. Mas as falhas decorrem da falta de disponibilidade de tempo e de poder estar presente em vários locais ao mesmo tempo e não por menor interesse por esta ou aquela equipa. Nunca tive quaisquer pretensões a mais nada do que não fosse divulgar, informar e apoiar o esforço das equipas encarnadas nas diversas frentes . Este blogue só nasceu pelo fim do site "Hoquei SLB" da autoria do Pedro Santos (PAS-79) e também porque não apareceu nenhum projecto que ocupasse esse espaço de divulgação. Pelos vistos, há por aí uns anónimos que para além de críticos transbordantes de sapiência têm também uma disponibilidade inmensurável que lhes permite não só corrigir tudo e todos, mas também fazer avaliações de carácter de quem se expõe e comete naturalmente falhas. Esses anónimos que ninguém sabe quem são, não são passíveis de criticas porque além de não relizarem qualquer trabalho, limitam-se a minar o trabalho dos outros e de forma cobardemente anónima, não vá alguém expô-los a eles .

Como estou de férias, vou assumi-las por inteiro não fazendo mais nenhum "post" neste período e descansando totalmente das minhas actividades do ano inteiro. No regresso, possivelmente estes críticos anónimos talvez tenham tido um assomo de coragem e criar um espaço desta natureza. Duvido, porque é mais fácil julgar os outros do que edificar publicamente um projecto por mais simples que seja.

Até lá, desejo umas boas férias a todos os visiantes deste blogue e desportistas em geral e especialmente aos jogadores, treinadores e dirigentes das equipas do S.L.Benfica. Um abraço a todos os que saem no final desta temporada do S.L.Benfica e que tenham muito sucesso nas suas vidas desportivas e pessoais.
João Pedro Vaz

terça-feira, 29 de julho de 2008

Informação


Depois de alguns dias sem acesso ao blogue por dificuldades informáticas, são hoje publicados alguns dos comentários que fomos recebendo desde o passado dias 26. Como ainda existem alguns visitantes que não perceberam que o ódio , a inveja, o dizer mal de forma gratuita e sistemática não têm lugar neste espaço, ainda para mais a coberto do cobarde anonimato, é lógico que todos os comentários desse cariz não serão publicados.

Ao longo desta semana iremos fazer um balanço do desempenho das diversas equipas da formação do S.L.Benfica ao longo da época e depois abriremos um período de férias para recarregar as energias para mais uma intensa época desportiva que se avizinha.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Campeonato Europeu Infantis - Cidade de Oviedo



Com a vitória de hoje sobre a Selecção das Astúrias por 3-2, a equipa encarnada é já a virtual vencedora do Torneio. Depois de nas jornadas de ontem e de hoje terem vencido as equipas que tal como o S.L.Benfica contavam por vitórias os jogos disputados, os nossos miudos garantiram assim desde já a conquista do troféu. O jogo de amanhã na última jornada do evento, frente a um adversário ( H. C. Liceo Coinasa) que averba já duas derrotas e não tem qualquer hipótese de conquistar o Torneio , permite aos nossos miudos terminarem a temporada com mais uma vitória, desta vez de âmbito internacional. Um grande abraço de parabéns a toda a comitiva encarnada e aos seus acompanhantes e que a partir deste momento todos os seus esforços e empenho sejam canalizados para apoiar ( ainda mais) a nossa Selecção Nacional na conquista do Campeonato da Europa.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Campeonato Europeu Infantis - Cidade de Oviedo



Terminou há pouco mais uma partida deste Torneio para a equipa encarnada e os nossos miudos continuam a somar vitórias. Hoje frente ao C.P. Flix vitória apertada por 4-3, frente a uma das equipas que como o S.L.Benfica também somava só vitórias nos jogos disputados.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Campeonato Europeu Infantis - Cidade de Oviedo



Na partida de hoje, frente aos franceses do St. Omer, os nossos Infantis venceram folgadamente por 17-2, conseguindo o resultado mais desnivelado da prova até à data.

Logo que hajam noticias mais detalhadas, publicaremos de imediato.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Campeonato Europeu Infantis - Cidade de Oviedo


Os nossos miudos terminaram há pouco a sua partida inaugural, em que defrontaram e venceram o L. Corunha por 7-3. Pese embora o acompanhamento à distância, ficam no entanto os autores dos golos encarnados: Pedro Ferreira (1); André Lopes (1), Bernardo Maria(1), Diogo Pereira (1) e André Gaspar (3).

Durante a transmissão televisiva de ontem do jogo da Selecção Nacional frente à Inglaterra, foi possível observar a nossa equipa e acompanhantes a torcer pela equipa de Portugal nas bancadas do Pavilhão de Oviedo.

Sempre que possível vamos publicando as informações que nos forem chegando sobre a comitiva encarnada e o seu desempenho.

sábado, 19 de julho de 2008

Selecção Nacional de Sub-17 - 1º Estágio Final


Com vista à participação da Selecção Nacional Portuguesa no Campeonato da Europa de Sub-17 a realizar em Bassano di Grapa (Itália) de 8 a 13 de Setembro, está agendado o 1º estágio para o próximo dia 11/08/08. Para esta primeira semana de trabalhos, o Seleccionador Nacional, Prof. Jorge Lopes, escalou os seguintes 12 jogadores:

A.A.Coimbra: Diogo Rodrigues (G.Redes)
F.C.Porto: César Fidalgo, João Souto, Pedro Costa (G.Redes) e Telmo Pinto
G.D. Sesimbra: Bruno Fuzeta
S. L. Benfica: João Beja, João Coelho (G.Redes), João Silva e Pedro Vaz
Sporting C.P.: Gonçalo Alves e Pedro Delgado

Após a primeira semana o grupo será então reduzido para os 10 atletas que tentarão no próximo mês de Setembro reconquistar o título para o nosso país.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Campeonato Europeu Infantis - Cidade de Oviedo


Findadas as competições oficiais na temporada de 2007/08 de todas as categorias a nível nacional, disputa-se a partir da próxima 2ª feira mais um Campeonato Europeu de Hóquei em Patins em Oviedo , Espanha. Paralelamente a esta competição, a Federacion de Patitaje Principado de Asturias organiza o denominado "Campeonato Europeu de Alevins" ( escalão de Infantis) onde vai representar o nosso país, a equipa do S.L.Benfica. As restantes equipas participantes serão C.P. Flix (Espanha), Liceo da Coruña (Espanha), Liceo Coinasa (Espanha), Selecção das Astúrias (Espanha) e Saint-Omer (França).

Sendo naturalmente esta época uma temporada das habituais e merecidas férias, a oportunidade de participar num torneio desta natureza e também de acompanhar um Europeu ao vivo, fez com que o S.L.Benfica com o apoio determinante das familias dos atletas aceitasse este honroso convite e ajudar a proporcionar aos nossos jogadores uma experiência que decerto perdurará nas suas memórias para sempre.

Tentaremos acompanhar o melhor possível este duplo evento, sendo certo que todas as informações poderão ser acompanhadas através dos sites oficiais do Campeonato da Europa e da Federacion de Patinaje do Principado de Asturias que abaixo indicamos.

Deixamos ainda um voto duma excelente participação da nossa equipa de Infantis e naturalmente também de uma grande campanha da nossa Selecção.


domingo, 13 de julho de 2008

"Final- Four" de Infantis

(Ao lado publicamos um "slide-show" com diversas fotos da participação da nossa equipa nesta "Final-Four")

No Sábado , a 2ª jornada iniciou-se com um Sporting C.P.-F.C.Porto. Foi um jogo em que os nortenhos marcaram praticamente no 1º remate que fizeram à baliza leonina e a partir desse momento controlaram quase sempre à partida, com os leõzinhos a não parecerem a equipa aguerrida e lutadora que é a sua imagem de marca. Já perto do final da partida , o Sporting empata a partida num livre à entrada da área portista, mas mesmo ao cair do pano os miudos azuis e brancos obtêm o merecido golo do triunfo por 2-1.

Na segunda partida da tarde o S.L.Benfica defrontou o C.H.Carvalhos e venceu por 5-2. Num jogo de domínio total por parte dos encarnados, só a extraordinária exibição do guarda-redes do Carvalhos impediu que a vitória encarnada se traduzisse em números muito superiores. O S.L. Benfica não conseguiu alargar a diferença no marcador e isso viria a traduzir-se numa vantagem decisiva para a atribuição do título.

Hoje, a primeira partida decidia a atribuição do terceiro classificado e o Sporting venceu o Carvalhos por 2-1. Naturalmente que o facto de ambas as equipas estarem afastadas da discussão do título e o cansaço natural dum final de época e com três jogos disputados em três dias pesou na produção de ambas as equipas, mas o Sporting foi sempre a melhor equipa e o terceiro lugar é um justo prémio para o desempenho que a equipa foi tendo ao longo da época.

Na grande final S.L.Benfica - F.C.Porto, só a vitória interessava aos nossos rapazes. Quando André Gaspar numa recarga inaugura o marcador nos minutos iniciais, colocava a vantagem do lado da equipa encarnada. O F.C.Porto acusou esse golpe mas passados uns minutos foi reagindo. O jogo foi sempre muito equilibrado, com ambas as equipas, com estilos diferentes é certo, mas sempre a procurarem a vitória. O intervalo atinge-se com a equipa encarnada na frente .

Os portistas conseguem no entanto o empate no inicio da 2ª parte e foi a vez da equipa encarnada ficar perturbada com o empate. O Porto cresceu nesta altura e fez uma gestão de bola com grande circulação da mesma. O Benfica tentava mudar o rumo aos acontecimentos mas o discernimento não era muito grande. Quando poucos minutos decorridos, os nortenhos aumentam a vantagem, numa bela jogada por trás da baliza, o S.L.Benfica deorientou-se ainda mais. A equipa estava a sentir o título a fugir e a ansiedade aumentava imenso. Não deixou no entanto de lutar e obteve o empate já no minuto final. Talvez se o empate tivesse surgido mais cedo, as coisas tivessem sido diferentes. Mas no tempo que restava o F.C.Porto geriu bem a bola e assegurou um empate que lhe permitiu vencer o campeonato nacional da presente temporada. É um vencedor justo, como o seria o S.L.Benfica se o tivesse conseguido. Mas há que felicitar os campeões e deixar um abraço de parabéns à nossa equipa por tudo o que fez esta época. Não é por não terem conseguido o título que os nossos miudos saem beliscados no mérito que teve o seu desempenho nesta época. São muito novos e têm muitos anos para conquistar títulos.

De referir ainda o grande apoio que a nossa equipa teve ao longo desta "Final-Four", por familiares, amigos, jogadores dos diversos escalões do S.L.Benfica ou simples adeptos, entre eles claro o Sr. João Valente, que esteve presente em todas as "Final-Four" onde estiveram as equipas encarnadas (Peniche, Viana do Castelo e Tomar).

sexta-feira, 11 de julho de 2008

S.L.Benfica - Sporting C.P. (Final-Four de Infantis)



Terminou há pouco a primeira partida desta final, com a equipa encarnada a vencer a primeira das três decisivas etapas. Os nossos miudos depois de estarem a perder por 0-1, conseguiram empatar a partida ainda antes do intervalo, dando expressão a uma grande reacção da nossa equipa. Após o intervalo, o S.L.Benfica demonstrando uma grande determinação da equipa conseguiu a reviravolta completa no marcador e obter a vitória por 3-1.

Parabéns a toda a equipa e amanhã nova partida importante contra o C.H.dos Carvalhos.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

"Final Four" de Infantis


No próximo fim de semana disputa-se a "Final-Four" do escalão de Infantis em Tomar. Assi, nos dias 11,12 e 13 de Julho as equipas do S.L.Benfica, Sporting C.P., F.C.Porto e C.H. Carvalhos vão disputar o título neste escalão , na única "Final-Four" que se encontra por disputar. A equipa encarnada parte para esta final com grandes expectativas face à brilhante temporada realizada.
A agenda dos jogos é a seguinte:

6ª Feira (dia 11):

20 h: S.L.Benfica - Sporting C.P.
21 h: F.C.Porto - C.H.Carvalhos
Sábado (dia 12) :
17 h : Sporting C.P. - F.C.Porto
18 h : C.H.Carvalhos - S.L. Benfica

Domingo (dia 13):
16 h: Sporting C.P. - C.H. Carvalhos
17 h: S.L.Benfica - F.C. Porto

Esperemos que seja mais uma "Final-Four" muito bem disputada e com um apelo redobrado ao "fair-play" tendo em conta a idade dos jogadores que vão estar em competição. Um abraço especial para a comitiva encarnada e que acima de tudo se divirtam e dêem o seu melhor.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

"Final-Four" de Juniores


Do sonho ao pesadelo..... Este talvez um título que poderia ilustrar o que foi esta "Final-Four" da nossa equipa de Juniores. Depois da vitória na 6ª feira frente ao H.C.Mealhada, o jogo de Sábado frente ao Gulpilhares era um jogo que poderia decidir o campeonato em caso de vitória dos nortenhos. O S.L.Benfica realizou nesta partida se não a melhor, uma das melhores exibições da temporada. Para além da capacidade individual dos seus jogadores, a equipa funcionou sempre como um bloco. A dar expressão a um dominio intenso desde o apito inicial, Diogo Rafael num remate à entrada da área aos 5 minutos coloca o S.L.Benfica em vantagem. O Gulpilhares estava completamente sufocado pela circulação de bola e pressão do Benfica. Aos 10 minutos numa recarga dentro da área o capitão João Filipe aumentava a vantagem. Os encarnados dominavam a partida sem que o adversário conseguisse esboçar uma reacção digna de registo. Mas embora continuasse a criar oportunidades, a eficácia deixou de ser a mesma e o S.L.Benfica não "matou" a partida quando teve oportunidades para isso. Aos 17 minutos num contra-ataque esporádico o Gulpilhares reduz num golo com alguma felicidade. Passados poucos minutos decorridos o golo do empate numa recarga e com o autor do golo a rematar quase de costas para a nossa baliza. A nossa equipa acusou o golpe e a injustiça de que revestia este empate e tornou-se um pouco ansiosa até ao intervalo.

Na 2ª parte, o S.L.Benfica retomou o nível da fase inicial do jogo e para além do dominio territorial e de posse de bola era a única equipa que criava oportunidades de golo, sem contudo as aproveitar o que se viria a revelar fatal. O jogo estava neste registo, quando a cerca de 7 minutos do final, um remate colocadíssimo de quase meio ringue coloca os nortenhos em vantagem. Se já o empate era injusto, a derrota era inacreditável. Os jogadores encarnados lançaram-se então na busca da vitória mas a 4 minutos do final num contra-atque o Gulpilhares aumenta a vantagem. O S.L.Benfica não desistiu e Diogo Rafael numa sticada fortíssima reduz para a diferença mínima. Já no último minuto não é validado um golo ao S.L.Benfica de forma muito polémica e com a vitória o título foi desde logo assegurado pela equipa gaiense. O S.L.Benfica perdia uma partida e um campeonato de forma inglória e cuja equipa que mais e melhor tinha feito por vencer a partida saía derrotada.

A equipa ontem frente ao F.C.Porto tentava assegurar o 2º posto, mas as marcas da derrota frente ao Gulpilhares e a forma como a mesma tinha ocorrido revelaram-se profundas no estado anímico dos jogadores. Foi o S.L.Benfica quem dispôs das melhores chances de inaugurar o marcador, através de jogadas individuais e colectivas, mas o mérito do guarda-redes adversário e a falta de discernimento na finalização impediram que tal acontecesse. Como não marcámos, o F.C.Porto nas primeiras oporunidades que dispôs marcou ( dois golos num minuto) e pouco depois marca o terceiro. Diogo Rafael ainda reduziria, mas o Porto ainda antes do intervalo repôs a diferença.

Na 2ª parte, a equipa à medida que o tempo ia passando a equipa ia acumulando erros sobre erros, com a desconcentração a ser quase total e permitindo que o adversário fosse somando golos atrás de golos. A anormalidade do resultado de 12-2, não espelha evidentemente a existência duma diferença desta ordem entre as equipas, mas foi bastante penoso assistir ao encerrar da época com uma exibição muitíssimo abaixo das capacidades da equipa e com um resultado tão negativo.

"Final-Four" de Iniciados


O Sporting C.P sagrou-se ontem Campeão Nacional de Iniciados após vencer no Sábado o F.C.Porto por 4-1 e ontem o Óquei de Barcelos por expressivos 8-1. Numa época onde apenas consentiu um empate em mais de 4 dezenas de jogos oficiais, este título é sem dúvida um merecido prémio para a equipa leonina que ao longo de toda a época mostrou uma superioridade clara sobre os seus adversários da zona sul e neste fim de semana também sobre as equipas da zona norte.

Quem também está de parabéns é o C.D.P.Arcos não só pela excelente organização desta "Final-Four" mas também também pela extraordinária prestação da sua equipa nesta final, terminando a prova com os mesmos pontos do campeão, cujo desempate foi efectuado pela diferença de golos. Sem dúvida um desempenho acima das expectativas iniciais, mas que logo na 1ª jornada frente ao Sporting ficou patenteado que esta equipa ia ter um excelente desempenho nesta Final- Four.

O F.C.Porto ficou aquém do que esperava, sobretudo pela diferença no marcador com que perdeu os jogos com as equipas de Lisboa. Depois de uma época também muito positiva, a equipa nortenha não teve capacidade para se opôr aos seus adversários.

Por último o Óquei de Barcelos, cuja presença nesta final já foi um prémio pela temporada que a equipa realizou, mas ficou demonstrado desde a 1ª jornada que teria muitas dificuldades para vencer uma única partida.

Parabéns às quatro equipas pela época que fizeram e um destaque especial naturalmente para os novos Campeões Nacionais de Iniciados, a equipa do Sporting C.P.

sábado, 5 de julho de 2008

"Final- Four" do Campeonato Nacional de Juniores


O S.L.Benfica em termos competitivos entrou com o patim direito nesta "Final-Four" ao vencer a equipa do H.C.Mealhada por 5-4. Ao intervalo a nossa equipa já vencia por 3-2 e a cerca de 4 minutos do final do encontro vencia por 5-2, mas a equipa bairradina ainda reduziu para a diferença minima , trazendo sempre muita emoção ao final do encontro. Já no que toca a lesões, infelizmente o cenário não é nada animador uma vez que Gonçalo Ferrão ressentiu-se da recente lesão no joelho e também Diogo Alves contraíu uma lesão . Ambos os atletas estão em dúvida quanto à sua recuperação , sobretudo para a partida de hoje frente ao A.C.R. Gulpilhares, tendo o jogador juvenil Pedro Vaz sido chamado de prevenção para a eventualidade daqueles nossos atletas não recuperarem atempadamente. Fazemos votos naturalmente que o S.L.Benfica recupere estes dois atletas e que hoje frente a um dos principais candidatos ao título consigam obter uma preciosa vitória.

Na outra partida realizada ontem, o Gulpilhares venceu o F.C.Porto por 4-3, num jogo extremamente disputado .


Força S.L.Benfica!!!!!!!!!

"Final Four" do Campeonato Nacional de Iniciados



Teve inicio na noite de ontem a "Final-Four" do campeonato Nacional de Iniciados, a única que não tem a participação duma equipa do S.L.Benfica. No pavilhão do C.D.Paço de Arcos, onde o público aderiu duma forma bastante numerosa, disputou-se ontem a 1ª jornada.

No 1º jogo defrontaram-se as duas equipas nortenhas, onde o F.C.Porto foi sempre e de forma clara superior a um Óquei de Barcelos sempre bastante receoso e que mesmo em situação de desvantagem pouco fez para conseguir dar a volta ao rumo dos acontecimento. Vitória portista por 4-2 ( 2-1 ao intervalo).

Na 2ª partida da noite, o super-favorito Sporting C.P. foi finalmente travado na sua série de vitórias em todos os jogos da época. Muito mérito coube à equipa da casa que efectuou uma das melhores, senão a melhor exibição da época. O P. Arcos adiantou-se no marcador por André Ferreira, mas pouco depois Gonçalo Alves tem uma hipótese de ir isolado para a baliza adverária e não perdoa. O P. Arcos revelava-se a equipa mais consistente e tranquila, frente a uma equipa leonina muito ansiosa e a acusar demasiado a pressão. Num contra-ataque a meio da 1ª parte o P. Arcos volta a adiantar-se no marcador por Bruno Delgado e coloca alguma justiça no marcador. O Sporting lança então em pista Diogo Neves que trouxe sem dúvida mais discernimento e objectividade aos leões. É o próprio Diogo Neves que a 50 segundos do intervalo numa bela jogada individual empata a partida com um remate à entrada da área. Mas as coisas ainde se alterariam antes do intervalo, uma vez que o P. Arcos desnorteado com o golo, acaba por permitir que Gonçalo Alves a 20 segundos se isole e mais uma vez não desperdice a oportunidade, dando a volta ao marcador, duma forma um pouco injusta para o P. Arcos pelo que se passou na 1ª parte.

A 2ª parte inicia-se praticamente com o 4º golo leonino com um passe soberbo de Diogo Neves para Gonçalo Alves que coloca a bola de forma perfeita na baliza adversária. Parecia que o P. Arcos tinha caído e o Sporting passou então a gerir a posse de bola e o esforço dos seus jogadores. O jogo passou por momentos então de menor espectacularidade até metade da 2ª parte. Num lance à partida sem grande perigo, um remate lateral do P.Arcos é defendido pelo guarda-redes do Sporting mas a bola sobe sem que ele se aperceba e faça qualquer movimento e quando a bola vem no seu movimento descendente, Bruno Delgado assina o golo do empate. Faltava ainda muito tempo e o jogo aqueceu em termos de emoção, tempo em que qualquer das equipas dispôs de algumas ocasiões claras de golo. Mas tal como na 1ª metade, o golpe de teatro estava reservado para o último minuto, uma vez que a 20 segundos do final, João Alves num remate cruzado do lado esquerdo consegue empatar a partida e por tudo o que foi este encontro, trazer justiça ao resultado.

Hoje há mais emoção e espectáculo no pavilhão de Paço de Arcos com os jogos entre o P. Arcos - Óquei de Barcelos às 20h e o Sporting C.P. - F.C.Porto às 21h.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

"Final Four" Campeonato Nacional de Juniores


Realiza-se no próximo fim de semana em Viana do Castelo a "Final-Four" do Campeonato Nacional de Juniores. Com inicio na 6ª feira e com jogos até Domingo, as quatro equipas finalistas A.C.R.Gulpilhares, F.C.Porto, H.C.Mealhada e S.L.Benfica vão disputar uma luta acesa pela conquista do título. Esperemos que seja uma "Final-Four" de grande nível competitivo e com muito "Fair-Play" dentro e fora dos ringues. Naturalmente que fazemos votos para que a equipa encarnada, inspirada também pelo título recentemente conquistado pelos nossos Juvenis, consiga vencer um campeonato que há já vários anos foge ao S.L.Benfica. Para isso todo o apoio será pouco e apela-se a que todos que se possam deslocar ao Alto Minho o façam para ajudar a nossa equipa .

Programa dos Jogos:

Dia 4 de Julho (6ª Feira):
20H30 - SLBenfica - HCMealhada
22H30 - FCPorto - ACRGulpilhares

Dia 5 de Julho (Sábado):
18H00 - HCMealhada - FCPorto
20H00 - ACRGulpilhares - SLBenfica

Dia 6 de Julho (Domingo)
17H00 - HCMealhada - ACRGulpilhares
19H00 - SLBenfica - FCPorto